Resumo (PT):
Introdução: É manifesto que o ensino da técnica cirúrgica tem encarado novos desafios ao longo dos tempos e, consequentemente, também a qualidade da formação dos internos de Cirurgia Geral. Nesse sentido, e a par da evolução tecnológica, a educação cirúrgica tem vindo a sofrer alterações com o intuito de conseguir responder às necessidades. A utilização das técnicas de simulação poderá ser um elemento relevante nessa solução.
Material e Métodos: Neste estudo observacional, do tipo transversal, foi enviado um questionário, via e-mail, de preenchimento online, via Google Forms. A amostra estudada corresponde aos médicos internos de Cirurgia Geral em Portugal. As questões colocadas focaram-se na caraterização demográfica e operatória, no conhecimento e utilização dos vários tipos de simuladores bem como na confiança da performance cirúrgica. Foi efetuada uma análise estatística, com análise descritiva e utilização de testes de hipótese.
Resultados: Obtiveram-se 43 respostas ao questionário. Dos inquiridos, 72,1 % trabalham em hospitais distritais. A média do ano de internato é de 3,60 (DP = 1,51). Dos inquiridos que responderam, 48,8 % revelam que estão confiantes ou muito confiantes relativamente à sua performance técnica, tendo em consideração a fase atual do seu internato. Existe uma diferença estatisticamente significativa (p = 0,04) quando se compara a confiança da performance cirúrgica com o número médio de horas no bloco operatório, por semana - o grupo “>10 a =<20 horas” apresenta uma maior confiança relativamente ao grupo “=<5 horas”. Dos inquiridos, 69,8 % reportam não possuir acesso a simulador no hospital onde trabalham atualmente. Os simuladores de cirurgia laparoscópica, modelo inanimado e animal são os mais utilizados.
Conclusão: Em Portugal, nem todos os internos de Cirurgia Geral utilizam técnicas de simulação. É, pois, essencial investir na formação e acompanhamento dos formandos. É igualmente premente abordar a inexistência de laboratórios de simulação nas instituições de formação.
Abstract (EN):
Introduction: It is evident that the teaching of surgical techniques has faced the new challenges over time and, consequently, the training of General Surgery residents. In this sense, and abreast the technological evolution, surgical education has undergone changes to obtain answers to the needs. The use of simulation techniques may be a relevant element in this solution.
Material and Methods: In this observational, cross-sectional study, a questionnaire was sent via email and filled online, via Google Forms. The studied sample corresponds to General Surgery residents in Portugal. The questions posed focused on the demographic and operative characterization, on the knowledge and use of the various types of simulators as well as on the confidence of the surgical performance. A statistical analysis was performed, with descriptive analysis and hypothesis tests employed.
Results: A total of 43 responses to the questionnaire were obtained. Of those who replied, 72,1 % work in district hospitals. The average year of the residency is 3,60 (SD = 1,51). Of those who replied, 48.8 % reveal that they are confident or very confident about their technical performance, considering the current stage of their residency. There is a statistically significant difference (p = 0,04) when comparing the confidence of surgical performance with the average number of hours in the operating room, per week - the group “>10 to =<20 hours” has a greater confidence in relation to the group “=<5 hours”. Of those who replied, 69,8 % reported not having access to a simulator at the hospital where they currently work. Laparoscopic surgery simulators, inanimate and animal models are the most used.
Conclusion: In Portugal, not all General Surgery residents have access to simulation techniques. It is therefore essential to invest in the training and monitoring of the residents. It is urgent to address the lack of simulation laboratories in training institutions.
Language:
Portuguese
No. of pages:
32
License type: