Resumo (PT):
Decorridos 500 anos sobre a fundação da Misericórdia de Torres Vedras, orienta-se o olhar para esta confraria e a sua multiplicação nas cidades e no mundo, como resposta ao aumento do número de pobres, num movimento de reforma da religiosidade e da assistência desde o final da Idade Média, substituindo o claustro pela urbe e criando laços de parentesco fictícios entre leigos.
Segue-se a instituição, século a século, entrecruzando a história, a arte e o património locais com a história nacional, procurando identificar e interpretar distintas materializações de novas formas de religiosidade: a imitação a Cristo e a sua Mãe - a Virgem da Misericórdia - protegendo sob o seu manto a humanidade.
O Encontro de história é organizado anualmente, sob um tema de relevo para o estudo da identidade e da memória do Município de Torres Vedras e da região Oeste, mas também para a História de Portugal, sendo uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, este ano, com a parceria do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.
O Encontro visa estimular o estudo e a investigação sobre a história local e regional, bem como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da história da cultura e mentalidades, da história da arte e do património.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Edição conjunta das Edições Colibri, Câmara Municipal de Torres Vedras, e do Instituto Alexandre Herculano e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
No. of pages:
161
ISBN:
978-989-566-178-7