Resumo (PT):
Ao longo dos últimos anos tem sido verificado o desenvolvimento de meios de inte‑
ração inovadores por forma a minimizar o impacto na mudança de paradigma tec‑
nológico no sector da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO), quer
pela implementação de novas tecnologias, quer pela extensa curva de aprendizagem
de algumas ferramentas autorais BIM. A utilização de um espectro variado de tecno‑
logias imersivas (e.g., Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)), tem con‑
tribuído favoravelmente em diversas áreas do conhecimento como a educação e trei‑
no para Engenharia [1]–[3], revisão de projeto e colaboração [4]–[6], manutenção de
edifícios [7]–[9], segurança na construção [10]–[12], entre outras. Contudo e quando
presentes em trabalhos de investigação, a diversidade de procedimentos utilizados
para avaliação da aplicabilidade de interfaces inovadoras no sector AECO carece de
uma metodologia holística que forneça resultados passíveis de serem comparados,
centrados no utilizador e em cumprimento com diretrizes sistematizadas em normas
internacionais.
O presente artigo descreve o estado de uma investigação em curso no sentido de
propor linhas orientadoras para a avaliação da usabilidade de interfaces inovadoras
e imersivas baseadas em BIM, com base em normas de usabilidade de software e
investigação relacionada. Adicionalmente, apresentam-se várias interpretações dos
domínios que compõem o conceito de usabilidade, assim como adaptações para que
as avaliações de usabilidade se possam adequar aos requisitos das interfaces imer‑
sivas e do próprio sector da construção.
Abstract (EN):
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
12