Resumo (PT):
densidade de ideias e a complexidade gramatical foram propostas como
parâmetros de avaliação da escrita por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001)
no Nun Study (Snowdon 2001). Os mesmos parâmetros são usados aqui para avaliar a
escrita de português avançado em L2 em contexto de aprendizagem (C1/C2), a fim de
confirmá-los como medidas de avaliação válidas em uma L2. Espera-se que a qualidade
na escrita se traduza em precisão e riqueza lexical, bem como em complexidade das
frases. Os resultados confirmaram que a leitura tem influência na qualidade da escrita,
na medida em que os alunos que costumam ler são os que obtiveram as maiores
pontuações em ambos os parâmetros. Os resultados foram, no entanto, altamente
variáveis devido à heterogeneidade do grupo de participantes. Ambas as medidas,
densidade de ideias e complexidade gramatical, foram correlacionadas em duas tarefas
de escrita, uma síntese e uma escrita, o que levou à conclusão de que os participantes
que escrevem com precisão e riqueza lexical também produzem sentenças de maior
complexidade, independentemente da variabilidade da tarefa de linguagem e de escrita.
Abstract (EN):
Idea density and grammatical complexity were proposed as writing
assessment parameters by Snowdon et al. (1996) and by Kemper et al. (2001) in the
Nun Study (Snowdon 2001). The same parameters are used here to assess advanced
Portuguese L2 writing in a learning context (C1/C2) in order to confirm them as valid
assessment measures in a L2. Quality in writing is expected to translate into lexical
precision and richness as well as sentence complexity. Results confirmed that reading
has an influence on writing quality, insofar as the students who usually read are the ones
who got the highest scores in both parameters. Results were nevertheless highly
variable due to the heterogeneity of the group of participants. Both measures, idea
density and grammatical complexity, were found to be correlated in two writing tasks, a
synthesis and a writing prompt, which led to the conclusion that participants who write
with lexical precision and richness also produce higher complexity sentences regardless
of language and writing task variability.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific