Resumo (PT):
Neste artigo analisamos as mobilizações sociais em
Portugal enquanto espaços privilegiados de aprendizagem
coletiva. O que se aprende e como se aprende nos contextos de
luta? O que faz cada um e cada uma envolver-se num protesto?
Que dilemas e contradições marcam estes processos? Em que
medida essas experiências se relacionam com a pedagogia
freiriana? Nesse sentido, estabelecemos quatro categorias de
aprendizagem: operacionais, estratégicas, conviviais e políticoideológicas.
A análise das dinâmicas vividas nesses contextos é
feita, também, a partir de cinco conceitos nucleares em Paulo Freire: o diálogo, a conscientização, o conflito, a indignação e a
esperança. Por fim, deixamos algumas pistas sobre a relação entre
disposições, contextos e capitais.
Abstract (EN):
In this article, we analyse social mobilizations in
Portugal as privileged spaces for collective learning. What is
learned and how is it learned in the context of struggle? What
makes each and everyone involved in a protest? What dilemmas
and contradictions mark these processes? To what extent are these
experiences related to Freire's pedagogy? In this sense, we
established four learning categories: operational, strategic,
convivial and political-ideological. The analysis of the dynamics
experienced in these contexts derives from five core concepts in
Paulo Freire: dialogue, conscientization, conflict, indignation and
hope. Finally, we offer some clues about the relationship between
dispositions, contexts and capitals.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
O volume desta revista está disponível em: https://www.um.edu.mt/library/oar/handle/123456789/86516