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Modelação do atraso dos veículos em tráfego urbano usando modelos de efeitos mistos

Title
Modelação do atraso dos veículos em tráfego urbano usando modelos de efeitos mistos
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2004
Authors
Maria de Lurdes Simões
(Author)
FEUP
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Paula Milheiro de Oliveira
(Author)
FEUP
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Américo Pires Costa
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
Pages: 793-802
XI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística
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Resumo (PT): Com a finalidade de verificar se o valor do incremento unitário dado ao tempo verde, em cruzamentos regulados por semáforos semi-actuados, é susceptível de provocar alterações significativas no atraso médio sofrido pelos condutores, revelando-se como um factor determinante na optimização do desempenho do cruzamento, procedeu-se à análise longitudinal de dados obtidos na simulação de tráfego urbano. Considerando-se 3 cenários com diferentes valores de incremento unitário para o tempo verde. Estabeleceu-se um modelo entre a resposta, o atraso médio, e as covariáveis, que são relações funcionais da variável que representa o débito de veículos por hora na via principal. Trata-se de um modelo não linear de efeitos mistos. Concluímos que o incremento unitário de verde tem um efeito significativo na variável resposta, que para fluxos menos elevados, quer quando os fluxos se aproiximam da capacidade do cruzamento.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 10
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