Resumo (PT):
A aprendizagem precoce do Inglês na rede de escolas públicas
em Portugal tem sido objeto de amplo debate, não se tendo esgotado com a
introdução do ensino do Inglês na matriz curricular do 1º Ciclo, em 2015, e que
veio desenvolver a consciência intercultural de um maior número de crianças.
Os novos programas e documentos orientadores emanados do Ministério
da Educação, onde se redefiniram objetivos e domínios de aprendizagem,
vêm sendo sido discutidos e alterados desde a instituição supranacional do
Quadro Comum Europeu de Referência, em 2001, com cada vez mais alusões
ao domínio intercultural na aprendizagem do Inglês. Igualmente, toda a
literatura académica, por autores como Byram (2006; 2009) e Guilherme
et al. (2006), apontam para a centralidade da competência intercultural na
aprendizagem da cidadania e na construção curricular desde os primeiros anos
de escolaridade. Este artigo procura analisar em que medida estas intenções
e visões do “Domínio Intercultural” foram incorporadas nos documentos
curriculares de referência e, por sua vez, estarão a estruturar a experiência de
aprendizagem da língua Inglesa pelas crianças Portuguesas.
Abstract (EN):
The early learning of English in the state school network in Portugal
has been the subject of a wide debate, which has not been exhausted by
the introduction of English teaching as a curricular subject in the 1st cycle,
in 2015, and which has helped to develop the intercultural awareness of a
greater number of children. The new programmes and guideline documents
emanating from the Ministry of Education, where objectives and areas of
learning have been redefined, have been discussed and changed since the
supranational imposition of the Common European Framework of Reference
in 2001, with increasing allusions to the intercultural domain in learning English. Likewise, all the academic literature, from authors such as Byram
(2006; 2009) and Guilherme . (2006), points to the centrality of intercultural
competence in the learning of citizenship and curriculum construction since the
first years of schooling. This article seeks to analyze the extent to which these
intentions and visions of the “Intercultural Domain” have been incorporated
into the reference curriculum documents and, in turn, will be structuring the
experience of learning the English language by Portuguese children.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11041