Resumo (PT):
Nos primórdios dos anos 2000, foram vários os autores que alertaram para a falta de
produção teórica acerca da relação entre Património Cultural e Direitos Humanos.
Embora a literatura sobre cada um destes tópicos seja bastante extensa, a sua correlação
carece de aprofundamento e de um estudo holístico, que congregue o máximo de
subtemas inerentes à matéria e que os explore de forma crítica e multidimensional.
Motivo pelo qual nos decidimos dedicar à temática durante o Doutoramento em Estudos
do Património, na variante de História da Arte, da Faculdade de Letras da Universidade
do Porto (FLUP). Atualmente, o assunto vem a ganhar uma atenção redobrada, graças a
uma tendência internacional de ver na Arte, na Cultura e no Património Cultural,
instrumentos e processos com potencial para mitigar problemas sociais. Neste
paradigma, exigem-se novas metodologias, formas de investigar e atuar em Património
que sejam socialmente comprometidas, mais democráticas e humanizadas. A sua
identificação e exame é o principal objetivo do nosso projeto de Doutoramento, que se
concentrará na realidade Ibero-Americana e, mais concretamente, em Portugal e no
Brasil. Partindo destas premissas, procurou-se refletir sobre os motivos por detrás da
seleção do tema, como é que o pretendemos abordar, qual o Estado da Arte acerca da
matéria e quais os subtópicos que lhe estão associados. Ainda a propósito do Estado da
Arte, para o presente ensaio propõe-se uma análise sumária de alguns instrumentos
normativos internacionais e estudos que consideramos relevantes numa primeira etapa
da pesquisa.
Em suma, reconhecemos neste ensaio um espaço exploratório daqueles que são os
primeiros passos do nosso futuro trabalho. Este visa criar espaço para a discussão do
programa, para a sua melhoria e, em última análise, para o arranque de um estudo que
se quer, em si mesmo, colaborativo.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific