Resumo (PT):
Ao estabelecer os primeiros contatos com este livro, talvez algumas reflexões movimentem os pensamentos do leitor. É possível, por exemplo, que se indague sobre a origem do empreendimento, a linha teórica e metodológica norteadora, o eixo temático, assim como sobre o propósito e as expectativas dos seus organizadores.
Iniciando pela origem do empreendimento, cabe uma aproximação a produções sobre investigação da leitura e da escrita. Existem certamente em bom número. No entanto, tratando-se especificamente de instrumentos e procedimentos com esse objetivo, encontram-se em artigos de revistas, em capítulos de livros e em teses e dissertações, mas com pouca concentração bibliográfica nesse ponto. Além disso, com baixa frequência os textos publicados colocam nesses aspectos o centro da exposição.
Quanto à linha teórica, o livro, com sustentação nos estudos cognitivos da linguagem, realiza-se por meio de diferentes modelos teóricos e de conexões com diferentes áreas, assumindo a interface como caminho possível e desejável. Essa definição cognitiva decorre do entendimento de sua contribuição para a explicitação dos processos de compreensão e produção e, nessa medida, para o aprofundamento do conhecimento sobre os processos de aquisição e de aprendizagem.
Em relação à linha metodológica, o livro aqui apresentado recebe bem textos que tratam da linguagem em sua amplitude e em seus modos de manifestação. Ao tratar de tópicos específicos, disponibilizam os instrumentos ou suas descrições, acompanhados dos procedimentos de uso, contextualizando–os no processo de construção. Desse modo, os instrumentos constituem-se em foco, sendo expostos, no entanto, nas investigações realizadas e nos contextos que os geraram.
Nessa perspectiva, como de certa forma já anunciado, o eixo temático está nos procedimentos e instrumentos de investigação da linguagem, conforme pesquisas realizadas, especialmente na leitura e na escrita em suas interações entre si e com a fala.
Nesse empreendimento, é propósito dos organizadores reunir contribuições de pesquisadores sobre instrumentos e procedimentos de investigação da linguagem, originárias de estudos por eles realizados, de modo a favorecer o acesso a esses conhecimentos por pesquisadores da temática.
Alcançado esse propósito, os organizadores acalentam expectativas de contribuição para os estudos psicolinguísticos e para o ensino da leitura e da escrita nas conexões entre si e com a fala, por meio do aprofundamento teórico e da construção de caminhos pedagógicos.
Assim delineado, o livro, aqui objeto de apresentação, está organizado em capítulos que se conectam de diferentes modos. Nesta apresentação, os organizadores expõem essas associações temáticas que podem ser vistas em sete blocos de sentido, como exposto a seguir.
O texto de Maria da Graça Pinto e o de Lêda Tomitch, constituindo o primeiro bloco, oferecem significativos fundamentos para o tema – o primeiro sobre exigências metodológicas da pesquisa em linguagem e o segundo sobre pontos importantes na construção de instrumento de pesquisa da memória de trabalho.
O texto de Marcio França, Rosangela Santos e Gabriela Castro Freitas, assim como o texto de Jordana Konrad e Aline Lorandi põem atenção na consciência envolvendo fonemas, compondo o segundo bloco. O primeiro trata do CONFIAS – consciência fonológica, instrumento de avaliação sequencial. O segundo examina aspectos da consciência fonético-fonológica do alemão como língua adicional.
O texto elaborado por Patrícia Freitas, compondo o terceiro bloco, expõe fundamentos para a aplicação do mod
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em http://fonemaegrafema.com.br/detalhes.php?title=leitura-e-escrita-em-avaliacao:-a-ciencia-em-busca-de-maior-esclarecimento-da-linguagem-verbal
No. of pages:
484
ISBN:
978-65-87245-02-7