Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Aspetos do processamento dos conceitos na aprendizagem da leitura e da escrita em L2 de nível avançado
Map of Premises
Principal
Publication

Aspetos do processamento dos conceitos na aprendizagem da leitura e da escrita em L2 de nível avançado

Title
Aspetos do processamento dos conceitos na aprendizagem da leitura e da escrita em L2 de nível avançado
Type
Article in National Scientific Journal
Year
2020
Authors
Lopes, Ângela Filipe
(Author)
Other
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Indexing
Academic Search Ultimate (EBSCO)
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
DOAJ
ERIH Plus
Worldcat OCLC
Fonte académica
JURN
Latindex
ProQuest
RCAAP
SHERPA/RoMEO
EBSCO
Scientific classification
CORDIS: Humanities > language sciences
Other information
Resumo (PT): A leitura e a escrita profundas em língua segunda (L2) implicam a compreensão das várias camadas de significado presentes num texto e a evocação de recursos que permitam (re)codificá-las. No que respeita à aprendizagem destas competências por aprendentes adultos de nível avançado, a compreensão leitora e o reflexo do seu resultado (re)criativo na produção escrita supõem uma apreensão e reutilização profundas de sentido às quais subjazem mecanismos linguísticos de (re)codificação conceptual. Sabendo que a leitura e a escrita são dois lados da mesma moeda (Pinto 2014) na sua raiz neurológica e cognitiva (Luria 1980), cujo funcionamento colaborativo (Emig 1983; Pinto 2014) depende da confluência de várias áreas do cérebro, pretende-se rever a mecânica neurolinguística inerente à compreensão e à evocação de conceitos, no sentido de lançar luz sobre aspetos do processamento da compreensão leitora profunda e da produção escrita que dela depende.
Abstract (EN): Deep reading and writing in a second language (L2) imply understanding multiple layers of meaning as well as evoking resources that enable (re)coding them. In what concerns learning how to read and write in a L2 as an adult learner in higher levels of proficiency, reading comprehension and the consequences of its (re)creative results in written production demand a deep grasp and reuse of meaning. Bearing in mind that reading and writing are two sides of the same coin (Pinto 2014) in their neurologic and cognitive root (Luria 1980) whose collaborative mechanics (Emig 1983; Pinto 2014) depends on several converging areas of the brain, we intend to revisit the neurolinguistic mechanisms underlying concept comprehension and evocation in hopes of shedding light on some of the processes involved in deep reading comprehension and subsequent written production.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10095
Documents
File name Description Size
10095-33888-1-PB 174.53 KB
Related Publications

Of the same authors

Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque (2023)
Chapter or Part of a Book
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Lopes, Ângela Filipe
A biliteracia : alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2 (2023)
Chapter or Part of a Book
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias (2022)
Article in National Scientific Journal
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Identidade e língua: Milagrário pessoal de J. E. Agualusa (2013)
Article in National Scientific Journal
Lopes, Ângela Filipe

See all (14)

Of the same journal

Vou buscar ali, ali acima! A multimodalidade da deixis no português europeu (2012)
Article in National Scientific Journal
Isabel Galhano Rodrigues
Visualização da relevância relativa de investigadores a partir da sua produção textual (2022)
Article in National Scientific Journal
Trigo, Luís; Brazdil, Pavel
Utilização da Imagem por Ressonância Magnética nos Estudos sobre a Produção da Fala (2010)
Article in National Scientific Journal
Sandra M. Rua Ventura; Diamantino Rui S. Freitas; Isabel Maria A. P. Ramos; João Manuel R. S. Tavares
Studies on variation in portuguese [recensão] (2019)
Article in National Scientific Journal
Pinto, Alexandra Guedes ; Amorim, Clara

See all (77)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-19 at 05:33:57 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book