Resumo (PT):
A leitura e a escrita profundas em língua segunda (L2) implicam a compreensão das várias
camadas de significado presentes num texto e a evocação de recursos que permitam (re)codificá-las.
No que respeita à aprendizagem destas competências por aprendentes adultos de nível avançado,
a compreensão leitora e o reflexo do seu resultado (re)criativo na produção escrita supõem uma
apreensão e reutilização profundas de sentido às quais subjazem mecanismos linguísticos de
(re)codificação conceptual. Sabendo que a leitura e a escrita são dois lados da mesma moeda
(Pinto 2014) na sua raiz neurológica e cognitiva (Luria 1980), cujo funcionamento colaborativo
(Emig 1983; Pinto 2014) depende da confluência de várias áreas do cérebro, pretende-se rever a
mecânica neurolinguística inerente à compreensão e à evocação de conceitos, no sentido de lançar
luz sobre aspetos do processamento da compreensão leitora profunda e da produção escrita que
dela depende.
Abstract (EN):
Deep reading and writing in a second language (L2) imply understanding multiple layers of
meaning as well as evoking resources that enable (re)coding them. In what concerns learning how
to read and write in a L2 as an adult learner in higher levels of proficiency, reading comprehension
and the consequences of its (re)creative results in written production demand a deep grasp and reuse
of meaning. Bearing in mind that reading and writing are two sides of the same coin (Pinto 2014) in
their neurologic and cognitive root (Luria 1980) whose collaborative mechanics (Emig 1983; Pinto
2014) depends on several converging areas of the brain, we intend to revisit the neurolinguistic
mechanisms underlying concept comprehension and evocation in hopes of shedding light on some
of the processes involved in deep reading comprehension and subsequent written production.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10095