Resumo (PT):
A escolha dos verbetes guiou-se principalmente pela especialidade dos autores convidados, levando em consideração, ainda, a relevância (política, religiosa, cultural etc.) dos personagens para o mundo medieval.
Em termos quantitativos, 90% dos verbetes foram escritos por pesquisadores do Brasil, distribuídos por todas as regiões do país; os demais ficaram a cargo de colegas da Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha e França. São várias gerações de medievalistas, que apresentam sintonia com as recentes tendências e perspectivas historiográficas.
A estrutura dos fragmentos priorizou oferecer um breve contexto histórico, acompanhado da trajetória biográfica e, quando possível, das obras e do processo de mitificação (na Literatura, por exemplo) do personagem.
De forma sistematizadora e enciclopédica, buscamos produzir um guia de fácil acesso, servindo para uma consulta à vida daqueles homens e mulheres medievais. Gostaríamos de agradecer aos participantes deste projeto, muitos dos quais tiveram de encarar o desafio de revisitar suas antigas investigações (Mestrado ou Doutorado) para elaborar uma síntese atualizada. A composição de um material dessa natureza, tarefa nada simples, envolve escolhas e seleções;
renúncias. Enfrentamos os mesmos desafios e outros relativos à organização de um manual tão amplo e diverso expressando nossa imensa satisfação e entusiasmo ao vê-lo nascer.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://bit.ly/100Fragmentos
No. of pages:
690
ISBN:
978-65-992343-0-9