Resumo (PT):
A malha rodoviária federal ocupa papel de destaque no transporte de cargas e passageiros no Brasil. Apesar
disso, a pesquisa na área da segurança viária não contempla as características representativas das rodovias
federais. Via, meio ambiente, veículo e usuários influenciam simultaneamente a ocorrência de um acidente,
consequentemente, a melhoria da infraestrutura rodoviária pode contribuir para a prevenção destes sinistros.
Apesar disso, a abordagem convencional tem sido a de culpar somente o fator humano. Uma estratégia para
melhorar a segurança viária é considerar o papel dos diferentes agentes e identificar os fatores de risco que
contribuem para a origem dos erros. Este trabalho, portanto, visa identificar as principais características do
projeto das rodovias federais de pista simples associados aos acidentes de trânsito, através de análises
multivariadas de acidentes, aplicando uma técnica de classificação por agrupamento (clustering), visando
detectar os grupos em que fatores relacionados à infraestrutura possuem maior relevância. Os cenários
identificados nesta análise servirão de base para o estudo direto da interação entre motorista e rodovia através do
uso de simulador de direção. Estes resultados embasarão a proposta de alternativas para a melhoria do
desempenho da segurança destes locais.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific