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Simulação do efeito da corrosão na verificação da segurança estrutural de uma torre metálica degradada

Title
Simulação do efeito da corrosão na verificação da segurança estrutural de uma torre metálica degradada
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2018
Authors
Fábio Paiva
(Author)
FEUP
Sara Fernandes
(Author)
FEUP
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Conference proceedings International
Pages: 1105-1108
Proceedings of the 1st Iberic Conference on Theoretical and Experimental Mechanics and Materials / 11th National Congress on Experimental Mechanics
Porto/Portugal, 4-7 November 2018
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Resumo (PT): A corrosão é o principal fenómeno que gera patologias em estruturas metálicas. Nesse sentido este trabalho aborda a modelação da corrosão de determinada torre metálica degradável suposta não-galvanizada e constituída por membros tubulares, sob determinadas premissas de localização em ambiente corrosivo. A evolução da perda de espessura ao longo do tempo, traduz-se por uma equação do tipo exponencial; para além disso, a perda de espessura também pode variar em altura ao longo da estrutura. Esta perda de espessura ao longo do tempo tem consequências na capacidade resistente da ‘torre metálica degradada não-galvanizada’. São quantificadas as ações estruturais juntamente com o fenómeno corrosivo. A ação do vento é determinada pelo Eurocódigo 1 (norma EN 1991-1-4) [1]; os restantes parâmetros específicos de torres metálicas necessários para calcular a ação do vento, são quantificados pelo Eurocódigo 3 (norma EN 1993-3-1) [2]. A respetiva parcela dinâmica da acção do vento é implementada pelo método de Shinozuka. O software Robot Structural Analysis Professional 2018, permitiu realizar uma análise temporal também abordando uma análise elástica não linear (AENL) de estruturas, em que se pressupõe que podem existir médios a grandes deslocamento da torre provenientes do designado efeito P-∆ não-linear geométrico. As acções generalizadas internas são calculadas por AENL realizando-se posteriormente as verificações da segurança estrutural (incluindo as verificações de segurança à encurvadura) [3], para as quais é necessário saber o comprimento de encurvadura das barras constituintes. Quanto ao coeficiente de encurvadura de barras tubulares, alguns estudos experimentais referenciados situam-nos no intervalo [0.7-0.8], para barras tubulares circulares do tipo vigacoluna de nós restringidos elasticamente [4] [5] [6] [7] [8]. O conceito de fiabilidade é também utilizado neste trabalho através da determinação de um índice de fiabilidade, que é uma medida de segurança. O índice de fiabilidade estrutural foi avaliado em particular nos três tipos de barras estruturais tubulares (montantes, travessas e diagonais) constituintes da torre sob análise. Assim o tipo de barras que apresentar um valor maior deste índice apresentará maior segurança do que os outros.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 4
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