Resumo (PT):
A Terceira Travessia do Tejo (TTT) foi proposta para fazer a travessia do rio Tejo entre Lisboa
e a margem Sul, o projeto é de uma ponte atirantada com tabuleiro duplo misto aço/betão. No
caso de ser retomado o concurso e construída, esta ponte, terá o vão mais longo de uma travessia
rodoferroviária atirantada construída na Europa.
O tabuleiro duplo, sustentado por duas treliças tipo Warren, é constituído por duas
plataformas, uma superior para a circulação de tráfego rodoviário, seis vias, a outra inferior
para tráfego ferroviário, quatro vias. A forma das torres adotadas para o presente estudos é em
Y invertido. A opção por esta forma de torre decorre de um estudo precedente onde foram
analisadas duas formas de torre, uma em Y invertido e a outra em H porticado.
Do estudo conclui-se que a forma de torre em Y invertido quando solicitada transversalmente
é mais eficaz. Neste trabalho faz-se uma análise dinâmica sob a ação do tráfego ferroviário de
alta velocidade da ponte proposta para a Terceira Travessia do Tejo (TTT). O principal
objetivo é analisar o comportamento dinâmico do tabuleiro da ponte sob ações dinâmicas. As
análises dinâmicas são efetuadas para a passagem de diversos comboios em circulação na rede
europeia de alta velocidade (comboios reais) e dos comboios referentes ao High Speed Load
Model A (HSLM- A). Compara-se ainda os resultados obtidos da análise dinâmica com os
resultados obtidos da aplicação do modelo de cargas LM71, afetado do coeficiente de
amplificação dinâmica.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
4