Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual
Map of Premises
Principal
Publication

Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual

Title
Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2019
Authors
Rodrigues, Sónia Valente
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Espírito, Rui
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference proceedings National
Scientific classification
CORDIS: Humanities > language sciences
Other information
Resumo (PT): "A escrita de um artigo sobre uma determinada ação de ensino abre espaço para um aprofundamento teórico-prático, por implicar uma sistematização dos fundamentos de determina-das opções pedagógicas, dos procedimentos técnico-didáticos implicados, da sequenciação de atos, do aperfeiçoamento dos materiais didáticos de suporte. O fazer didático passa também por esta atividade de reflexão escrita, que pode conduzir a níveis mais profundos de conhecimento profissional de natureza pedagógico-didática. O trabalho que aqui se apresenta é o resultado da reflexão produzida após a realização de um percurso pedagógico-didático interdisciplinar numa turma do 9.º ano, na Escola Secundária de Vilela, em Paredes, no ano letivo 2015/2016. Foi realizado no mês de maio de 2016, durante apro-ximadamente duas semanas, num trabalho conjunto entre os autores deste texto, que, à época, eram os professores das disciplinas de Português e de Educação Visual da turma referida. Quer a sequência didática realizada, quer este artigo que lhe dá visibilidade foram produzidos em trabalho colaborativo entre os professores, condição sem a qual não seria possível a articulação interdisciplinar que caracteriza o trabalho em causa. As secções a seguir são organizadas do modo seguinte: em 1., formulamos o problema inicial a partir de uma caracterização breve do contexto e identificamos a estratégia pedagógica adotada; em 2., descrevemos a experiência pedagógico-didática realizada, apresentando, num primeiro momento, procedimentos e sequenciação e, num segundo momento, explicitando as aprendiza-gens implicadas no trabalho realizado pelos alunos."
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Disponível em: https://appform.pt/13ENAPP/conf_01_Sonia_Rodrigues.pdf
Documents
File name Description Size
Rodrigues & Espirito(2019)Sequencia interdisciplinar 636.16 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-09 at 22:31:40 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book