Resumo (PT):
"A escrita de um artigo sobre uma determinada ação de ensino abre espaço para um aprofundamento teórico-prático, por implicar uma sistematização dos fundamentos de determina-das opções pedagógicas, dos procedimentos técnico-didáticos implicados, da sequenciação de atos, do aperfeiçoamento dos materiais didáticos de suporte. O fazer didático passa também por esta atividade de reflexão escrita, que pode conduzir a níveis mais profundos de conhecimento profissional de natureza pedagógico-didática.
O trabalho que aqui se apresenta é o resultado da reflexão produzida após a realização de um percurso pedagógico-didático interdisciplinar numa turma do 9.º ano, na Escola Secundária de Vilela, em Paredes, no ano letivo 2015/2016. Foi realizado no mês de maio de 2016, durante apro-ximadamente duas semanas, num trabalho conjunto entre os autores deste texto, que, à época, eram os professores das disciplinas de Português e de Educação Visual da turma referida.
Quer a sequência didática realizada, quer este artigo que lhe dá visibilidade foram produzidos em trabalho colaborativo entre os professores, condição sem a qual não seria possível a articulação interdisciplinar que caracteriza o trabalho em causa.
As secções a seguir são organizadas do modo seguinte: em 1., formulamos o problema inicial a partir de uma caracterização breve do contexto e identificamos a estratégia pedagógica adotada; em 2., descrevemos a experiência pedagógico-didática realizada, apresentando, num primeiro momento, procedimentos e sequenciação e, num segundo momento, explicitando as aprendiza-gens implicadas no trabalho realizado pelos alunos."
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://appform.pt/13ENAPP/conf_01_Sonia_Rodrigues.pdf