Resumo (PT):
A 6 de julho de 2018 foi promulgado o Decreto-lei 54/2018 revogando o anterior
Decreto-lei 3/2008 que regulava a Educação Especial. Em prol de uma escola
verdadeiramente inclusiva, surge então um novo quadro legal alinhado com uma visão
holística e com uma abordagem contínua e integrada do percurso escolar. Como consequência
desta alteração legislativa, surgiu o nosso interesse por este estudo que recai sobre o atual
momento de transição vivenciado pelos profissionais nos contextos educativos.
Esta transição requer, acima de tudo, uma mudança de paradigma naquilo que é a
cultura da escola e na forma de olhar os alunos e o processo de ensino-aprendizagem. Assim,
com recurso a entrevistas e à posterior análise categorial do seu conteúdo, tentou
compreender-se de que forma os docentes e técnicos dos contextos educativos estavam a
vivenciar esta transição legislativa. Identificaram-se as diferenças sentidas por estes, os
problemas e as soluções reconhecidas, o modo como vivenciaram o processo, os
procedimentos adotados com os alunos que já tinham medidas de apoio específicas, as suas
ideias sobre a inclusão e as expectativas para a mudança de paradigma no sistema educativo
português.
Os resultados indicam uma mudança e um processo de transição pautado por
diversas dificuldades passíveis de serem colmatadas pela agência conjunta de todos, desde
instâncias superiores, estruturas intermédias, profissionais que se encontram nos contextos
educativos e famílias. Apesar de se ter verificado um otimismo acerca de uma escola mais
inclusiva foi identificada a necessidade de mais formação e a disponibilização de mais
recursos logísticos e humanos. As práticas relatadas são diversas. Alguns agrupamentos
optaram por manter os apoios durante a reavaliação dos processos, em equipa multidisciplinar
ou não, e outros optaram por apenas manter os apoios dos alunos com CEI. As ideias sobre o
conceito de inclusão são, de modo geral, congruentes com a filosofia subjacente ao novo DL.
Language:
Portuguese
No. of pages:
107