Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Uma mudança de paradigma na escola: o Decreto-Lei 54/2018 e os profissionais dos contextos educativos
Map of Premises
Principal
Publication

Uma mudança de paradigma na escola: o Decreto-Lei 54/2018 e os profissionais dos contextos educativos

Title
Uma mudança de paradigma na escola: o Decreto-Lei 54/2018 e os profissionais dos contextos educativos
Type
Thesis
Year
2019-11-11
Authors
Débora Carolina Fernandes Abreu
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): A 6 de julho de 2018 foi promulgado o Decreto-lei 54/2018 revogando o anterior Decreto-lei 3/2008 que regulava a Educação Especial. Em prol de uma escola verdadeiramente inclusiva, surge então um novo quadro legal alinhado com uma visão holística e com uma abordagem contínua e integrada do percurso escolar. Como consequência desta alteração legislativa, surgiu o nosso interesse por este estudo que recai sobre o atual momento de transição vivenciado pelos profissionais nos contextos educativos. Esta transição requer, acima de tudo, uma mudança de paradigma naquilo que é a cultura da escola e na forma de olhar os alunos e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com recurso a entrevistas e à posterior análise categorial do seu conteúdo, tentou compreender-se de que forma os docentes e técnicos dos contextos educativos estavam a vivenciar esta transição legislativa. Identificaram-se as diferenças sentidas por estes, os problemas e as soluções reconhecidas, o modo como vivenciaram o processo, os procedimentos adotados com os alunos que já tinham medidas de apoio específicas, as suas ideias sobre a inclusão e as expectativas para a mudança de paradigma no sistema educativo português. Os resultados indicam uma mudança e um processo de transição pautado por diversas dificuldades passíveis de serem colmatadas pela agência conjunta de todos, desde instâncias superiores, estruturas intermédias, profissionais que se encontram nos contextos educativos e famílias. Apesar de se ter verificado um otimismo acerca de uma escola mais inclusiva foi identificada a necessidade de mais formação e a disponibilização de mais recursos logísticos e humanos. As práticas relatadas são diversas. Alguns agrupamentos optaram por manter os apoios durante a reavaliação dos processos, em equipa multidisciplinar ou não, e outros optaram por apenas manter os apoios dos alunos com CEI. As ideias sobre o conceito de inclusão são, de modo geral, congruentes com a filosofia subjacente ao novo DL.
Language: Portuguese
No. of pages: 107
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-09-18 at 20:34:40 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book