Subject:
Neurociências e Educação
Resumo (PT):
Todos nós estamos quotidianamente dependentes da memória. Na escola, os alunos necessitam de reter e relembrar conteúdos que aprendem. Estudos acerca da memória humana demonstram que diversas estratégias podem ser empregues para uma memorização eficiente e duradoura. Com o objetivo de avaliar o impacte da utilização de estratégias de memória na capacidade de retenção de informações na memória de longo prazo, realizou-se um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade. Foram aplicadas, simultaneamente, duas estratégias de memória – o método de loci e o método da história. Os resultados permitiram concluir que a retenção dos conteúdos pelos alunos aumentou, sendo um bom indicador do efeito positivo da utilização destas estratégias na sala de aula.
Palavras-Chave: ensino básico, estratégias de memória, memória de longo prazo, método da história; método de loci.
Abstract (EN):
We all are dependent on our memory on a daily basis. At school, students need to retain and remember the contents they learn. Studies about human memory demonstrate that several strategies can be employed for efficient and long-term memorization. In order to evaluate the impact of the use of memory strategies on the ability to retain information in the long-term memory, a study was carried out with students from the 9th grade. At the same time, two memory strategies were used - the loci method and the history method. The results allowed to conclude that the content retention by the students increased, which is a good indicator of the positive effect of the use of these strategies in the classroom.
Keywords: basic education, history method, loci method, long-term memory, memory strategies.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific