Resumo (PT):
O estudo decorre de um processo de reflexão crítica do seu autor sobre as
reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de
modernidade tardia.
Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos
orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão
sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num
agrupamento de escolas no qual foi orientador, o autor tenta compreender quais os
sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel
do profissional reflexivo. Problematizando a atual situação da profissionalidade dos
professores do 1ºCEB, o autor fundamentou-se em diferentes contributos concetuais do
campo da formação de professores e da profissionalidade docente, salientando-se as
abordagens focadas no profissional reflexivo, perspetivando-os numa aceção
sociocrítica e contextualizada em problemáticas da modernidade tardia; estes
contributos permitiram interpelar e significar os discursos empíricos.
O trabalho empírico baseou-se no reconhecimento da pluralidade de
conhecimentos heterogéneos e não científicos com o objetivo de promover a interação e
a interdependência entre os saberes científicos e outros saberes não científicos que
permitiu reconhecer as práticas das participantes do estudo. O recurso metodológico
mediador utilizado no trabalho empírico que permitiu reconstruir a realidade empírica
foi a análise de conteúdo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras
refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas
vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada
igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de
desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões
marcadas sobre as mais diversas temáticas.
Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1º
CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da
prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles,
passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma
oportunidade de mudança.
Language:
Portuguese
No. of pages:
118