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A Utilização do Eurocódigo em Projetos de Alargamento e Reforço de Pontes Rodoviárias de Concreto

Title
A Utilização do Eurocódigo em Projetos de Alargamento e Reforço de Pontes Rodoviárias de Concreto
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2014
Authors
José Afonso Pereira Vitório
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Journal
Vol. 14 No. 1
Pages: 17-25
ISSN: 1415-3025
Other information
Resumo (PT): A situação atual do tráfego nas rodovias brasileiras, caracterizada pelo aumento da quantidade e dos pesos dos veículos, tem gerado discussões e algumas publicações de trabalhos técnicos sobre as cargas transmitidas às Obras de Arte Especiais que compõem essas rodovias. É quase um consenso que o modelo de cargas móveis adotado desde 1984 pela NBR 7188, composto por um veículo-tipo de três eixos, oriundo de antigas normas alemãs, não corresponde às condições dos veículos reais no que se refere aos esforços transmitidos às pontes e viadutos. Na busca por um modelo mais apropriado, alguns pesquisadores identificam as cargas móveis do Eurocódigo como mais realistas e adequadas, por terem sido obtidas por meio de calibração do tráfego ao longo de anos e incluírem os efeitos dinâmicos. Por isso, o processo de modificação da NBR 7188 poderá também considerar um modelo nos moldes do que é adotado no Eurocódigo 1. Essa questão torna-se mais complexa nos casos de pontes existentes que necessitam passar por intervenções de alargamento e reforço para se adequarem aos novos gabaritos transversais adotados na ampliação da malha viária brasileira, pelo fato de a maioria delas ter sido projetada para cargas móveis ainda mais defasadas que as atuais. É nesse contexto que este artigo pretende contribuir para ampliar o conhecimento nessa área ainda pouco explorada, realizando uma análise comparativa com o uso de elementos finitos, entre os modelos de carga LM1(Load Model 1) do Eurocódigo 1 e do Trem-Tipo Classe 450KN da NBR 7188 em projetos de alargamento e reforço para três diferentes sistemas estruturais de pontes de concreto armado típicas das rodovias brasileiras.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
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