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Intervenção precoce: análise qualitativa de perfis de funcionalidade: um contributo da CIF CJ

Title
Intervenção precoce: análise qualitativa de perfis de funcionalidade: um contributo da CIF CJ
Type
Thesis
Year
2011-12-13
Authors
Teresa Baldaque Sousa Soares da Silva
(Author)
FPCEUP
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): Este estudo tem por objectivo contribuir para conhecer a forma como profissionais que acompanham crianças seguidas em Intervenção Precoce utilizam a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, versão para crianças e Jovens (CIF- CJ; OMS, 2007) como base para a construção dos perfis de funcionalidade dessas crianças. Para tal realizou-se uma análise de conteúdo a de 20 Perfis de Funcionalidade de crianças a serem acompanhadas de Educação Especial, utilizando a técnica de análise documental com procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição dos conteúdos, para inferir sobre o conteúdo e a forma como estão construídos estes perfis (Bardin, 2009 ). Com a introdução em Portugal dos Decretos Lei 3/2008 e 281/2009, ficou legislada a indicação da utilização de indicadores de funcionalidade obtidos por referência à CIF-CJ, de modo a documentar o perfil concreto de funcionalidade em alunos com Necessidades Educativas Especiais. Este perfil, sendo elaborado com base em avaliação efectuada, cobre diferentes dimensões nomeadamente aspectos relativos a funções e estruturas do corpo da criança, bem como as suas actividades e participação e os factores ambientais que funcionam como facilitadores ou como barreiras a essa participação em contextos naturais às suas actividades e participação, obtidos por referência à CIF-CJ. Para apoiar este processo de elaboração dos perfis de funcionamento das crianças com base nas dimensões da CIF-CJ, o Ministério da Educação lançou um “Manual de Apoio à Prática” (DGIDC, 2008), pelo qual a maioria dos docentes de educação especial e intervenção precoce parecem estar a orientar-se, tendo igualmente sido promovidos alguns encontros de formação acerca desta classificação, por parte da tutela, e tendo-se multiplicado o número de ofertas de formação dadas pelas mais variadas instituições (DGIDC, 2008). Tais formações variavam a nível dos conteúdos, da estrutura, bem como da extensão, não tendo havido uma formação alargada e uniformizada, o que implica que a realidade portuguesa em termos de formação técnica para utilização da CIF-CJ seja muito variada e com princípios diferentes. (Castro & Pinto, in prep.) Com este estudo, pretende-se analisar em que medida esta diversidade e/ou ausência de formação se reflecte na forma como são elaborados os Perfis de Funcionalidade analisados, nomeadamente o seu grau de individualização.
Language: Portuguese
No. of pages: 75
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Intervencao_precoce Intervenção precoce: análise qualitativa de perfis de funcionalidade: um contributo da CIF CJ 943.57 KB
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