Resumo (PT):
Nos domínios dos chamados «Mundos de Transição», as necrópoles peninsulares enquadráveis
no período que se estende entre o século V e o VIII assumem-se como um campo de
análise fecundo. Por um lado, ilustram a persistência de práticas bem enraizadas, que conguram
reexo de pressupostos mentais declaradamente «pagãos». Por outro, são palco da introdução e
cristalização de concepções e símbolos inerentes à mundividência cristã; em paralelo, também
da penetração de objectos característicos da indumentária e atavio do corpo próprios dos grupos
«bárbaros», que se vão imiscuindo no substrato romanizado. É, pois, através do inquérito às
materialidades e aos espaços funerários onde as mesmas se inserem que procuramos perscrutar
o diálogo entre diversos elementos: os de continuidade e os que denunciam a incorporação de
«novidades», ainda que adaptadas às especicidades dos contextos.
Abstract (EN):
In the study of the so-called «Transitional Worlds», peninsular burial sites dated from
the h to the eighth century are assumed as a procuous object of analysis. On one hand, they
reveal the persistence of deep-rooted and ancient practices that reect mental representations
openly «pagans». On the other hand, they also unfold concepts and symbols related to the
Christian worldview. In parallel to this, some of the burials also present characteristic objects of
«barbarian» groups: elements of clothing and adornment of the body, which were integrated into
the Romanized substrate. Regarding the complexity of these necropolises, I aim to discuss the
dialogue between the dierent elements shaping their diversity: those of continuity and those that
uncover the incorporation of ¿novelties¿.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific