Resumo (PT):
As fronteiras geracionais são habitualmente apontadas como fatores de diferenciação social no
que toca às práticas e construções de determinados géneros musicais e estilos de vida associados. A partir
de uma pesquisa etnográfica realizada no bairro da Cova da Moura e noutros lugares do circuito musical
africano da Amadora, protagonizado por imigrantes cabo-verdianos, concluímos que as sociabilidades e as
trocas culturais entre artistas de várias gerações, muitas vezes estabelecidas a propósito da partilha de
saberes relacionados com os usos das novas tecnologias, por um lado, e com a aprendizagem de
instrumentos musicais, por outro, adquirem uma importância ímpar na construção das identidades sociais.
Deste modo, salienta-se a centralidade da música nas trajetórias migrantes que se cruzam em vários espaços
da Amadora.
Abstract (EN):
The generation borders are usually seen as factors of social differentiation in what concerns practices
and constructions of certain musical genres and related lifestyles. Starting from an ethnographic research in the
Cova da Moura neighborhood and other places of the musical circuit performed by Cape-Verdean immigrants
working at Amadora, we conclude that the interchanges between artists from several generations, built from
shared knowledge about new technologies and learning of traditional instruments, have a great importance in
the construction of social identities. Thus the authors show how music is in the center of the migrant trajectories
crossing several spaces of Amadora.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/7447