Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo
Map of Premises
Principal
Publication

Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo

Title
Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2012
Authors
Teresa Oliveira Ramos
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Cristina Sousa Lopes
(Author)
FEUP
Other information
Resumo (PT): A biblioteca da FEUP tem vindo a promover a infoliteracia como uma estratégia agregadora dos vários tipos de intervenção junto da comunidade em que está inserida. Partindo do conceito de infoliteracia esta comunicação tem por objetivo analisar a sua dimensão prática, tendo-se escolhido para a sua concetualização uma abordagem por processos em que é feita uma descrição do processo de infoliteracia implementado na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Procura-se dar a conhecer a forma como o processo de infoliteracia intervém, atua e contribui para a transformação dos estudantes em termos de competências, conhecimentos e comportamentos no que toca à informação como recurso de valor que usam nas suas atividades curriculares ao longo do seu percurso académico. Considerou-se um processo principal - “Processo de infoliteracia na FEUP” - que se decompõe em 4 subprocessos: i) serviços de apoio e descoberta, ii) formação regular e iii) formação à medida e iv) formação e-learning. É discutida a avaliação do processo fazendo-se referência aos mecanismos de avaliação implementados, incluindo a definição de indicadores de processo e de indicadores de resultado, de natureza quantitativa e qualitativa e um estudo que usou a metodologia de análise por impactos para avaliação do processo. É ainda feito um balanço apresentando algumas dificuldades e sucessos inerentes ao processo, sendo referidos na conclusão alguns desenvolvimentos futuros e desafios que se prefiguram para o processo de infoliteracia na FEUP.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 9
Documents
File name Description Size
459-1220-1-PB 441.80 KB
Related Publications

Of the same authors

Lessons from a B-Learning course in Information Literacy for Engineering Freshmen (2015)
Chapter or Part of a Book
Armando Sousa; Manuel Firmino Torres; Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Luciano Moreira
Pedagogia mais interativa à distancia de um ClickerUP - dispositivo sem custos para interagir em aula com grandes grupos via telemóvel (2018)
Article in International Conference Proceedings Book
Armando Jorge Sousa; Manuel Firmino Torres; Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes; Sara Ferreira
O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP (2015)
Article in International Conference Proceedings Book
Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes
Library and faculty partnering to increase Open Access Publishing among researchers (2021)
Article in International Conference Proceedings Book
Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Palmira Seixas; Luís Miguel Costa; Freitas, A
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-09-05 at 09:24:54 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book