Resumo (PT):
Esta comunicação tem como principal objectivo analisar o enquadramento teórico que Rosser Reeves (1910-194) deu ao seu trabalho como publicitário criativo, partindo do da exposição da filosofia de Unique Selling Proposition que ele fez na sua obra de 1961, The Reality of Advertising. O trabalho de Reeves será visto no contexto mais geral da história da publicidade, salientando-se, nomeadamente que sempre existiram duas grandes tendências, inicialmente tematizadas pela agência J. Walter Thompson, na concepção e execução de anúncios publicitário. Por um lado um tipo de publicidade que, no início do século XX era designada por reason-why ¿ uma tradição da qual a obra de Reeves é devedora ¿ e, por outro, uma publicidade centrada nos desejos inter-individuais ¿ designada por publicidade `atmosférica¿ no início do século e que está na base da publicidade hoje em dia assente em life-styles ¿, e que ele recusava. De seguida, para além da análise das três `propostas de compra¿ que Reeves descreve no seu livro, será mostrado como a filosofia de Unique Selling Proposition está totalmente de acordo com a teoria do consumidor moderno que então se estava a tornar parte integrante do chamado modelo neoclássico da teoria económica. Esse enquadramento teórico será de seguida confrontado com duas célebres campanhas publicitárias televisivas que o fundador da Ted Bates Co concebeu a partir dos anos cinquenta, as campanhas de ANACIN e de COLGATE. De seguida, Finalmente, será referido como David Ogilvy e a creative revolution na publicidade dos anos sessenta do século passado continuaram e recusaram os valores subjacentes à publicidade veiculando uma Unique Selling Proposition.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Vol. 1: Ciência da Informação, Comunicação e Educação