Resumo (PT):
Este trabalho tem por objetivo reavaliar o conceito do alinhamento das ferramentas de
tecnologia da informação e comunicação (TIC) com a gestão estratégica das empresas, visando
inverter a lógica atual ao mostrar que, primeiro deve-se pensar na gestão de informação e
conhecimento alinhado ao modelo de negócio da organização; somente depois escolher as ferramentas
que suportarão a estratégia adotada. Foi utilizada como metodologia uma análise de referencial
teórica, visando dar embasamento aos conceitos apresentados. Além disso, é apresentado um modelo,
que permite aos gestores realizarem uma análise da situação atual da organização em relação ao
alinhamento da gestão da informação e do conhecimento com a gestão estratégica. O modelo permite
perceber a importância de evoluir o alinhamento o estratégico na busca de melhoria no desempenho
organizacional.
Abstract (EN):
This paper aims to reevaluate the concept of communication and information technology
tools (CIT) alignment with companies strategic management, aiming to reverse the current logic,
showing that first companies must think about the alignment of the information and knowledge
management with the organization's business model; only after this the tools, that will support the
strategy adopted, must be chosen. A theoretical framework methodology analysis was used aiming to
provide the foundation concepts presented. In addition, a model is presented, which allows managers
to carry out an analysis of the current situation of the organization, related to the alignment of
information and knowledge management with strategic management. The model allows the
understanding of the importance of alignment strategic evolving in order to seek organizational
performance improvement.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: file:///F:/NovosPDF/2017/adixo_2017/Janeiro/3512-12049-1-PB.pdf
No. of pages:
20