Resumo (PT):
Trata-se de aproveitar a leitura de duas crónicas de Alexandra Lucas Coelho (Público) e cinco de André Cunha (Visão), estudando ao mesmo tempo algumas questões de Língua Portuguesa, de modo a trazer, para perto dos alunos, “os refugiados”, cuja tragédia veem de longe, na televisão, em imagens que se vão banalizando. Também poderão ser abordadas questões de história (recente e mais antiga: Tratado de Trianon, a 2ª Guerra mundial, o bloco de Leste, muro de Berlim, queda do Muro, União Europeia, Guerra
da ex-Jugoslávia, guerra no Afeganistão, Iraque, Síria, etc.) e de geografia (os Balcãs, o Danúbio, onde Sérvia, Hungria e Roménia se juntam, o médio Oriente), bem como questões de multiculturalidade. As sequências narrativas curtas que existem pelo meio dos textos (e devem ser delimitadas) têm uma função persuasiva: de comover o leitor,
aproximando-o dos refugiados que sofrem.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/184