Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior
Map of Premises
Principal
Publication

Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior

Title
Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2015
Authors
Antunes, Ana P.
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Morais, Fátima
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Martins, Maria Fernanda
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page Without ORCID
Conference proceedings International
Pages: 122-130
III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Braga, 23 e 24 de Janeiro de 2015
Scientific classification
FOS: Humanities
Other information
Resumo (PT): O talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um questionário de autorrelato (Scaeger et al., 2012), construído a partir das três componentes base do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por três áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades. Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA – Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temática. Palavras-chave: mérito escolar, ensino superior, excelência académica, sucesso escolar.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
fernanda_martins_rendimento 259.85 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-11 at 03:44:30 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book