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Beneficiando subsidiariamente deste financiamento decorrente do PRR, as atividades propostas ao abrigo da presente candidatura articular-se-ão, de forma direta e indireta, com o referido Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto «U.Porto Programme for Multidisciplinary Education and Training - Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos», contribuindo para:
1. Reforçar e alavancar linhas de ação subjacentes à operação em curso ao abrigo dos Programas Impulso, particularmente no âmbito de «programas específicos de integração, acompanhamento, aconselhamento e orientação dos estudantes visando promover o seu desenvolvimento global (competências pessoais e culturais, associadas às científicas e técnicas) e combater o abandono e garantir o sucesso escolar, bem como definição e implementação de planos de carreira e integração profissional» - cf. alínea b), n.º 1, ponto 4 do Convite N.º 002/C06-i03.03/2021 e N.º 002/C06-i04.01/2021;
2. Criar sinergias entre a área académica e outras valências institucionais ligadas às tecnologias educativas e inovação pedagógica, empregabilidade e transferência de conhecimento e apoio à inclusão, através da produção de referenciais técnicos e conteúdos pedagógicos mais adaptados à formação de adultos, mas também de uma resposta mais adequada aos desafios de integração e mentoria de novos estudantes com necessidades específicas (e.g. provenientes de territórios desfavorecidos);
3. Ampliar os processos de reflexão e autoavaliação em torno das metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem utilizadas na Universidade, identificando e divulgando boas práticas, do ponto de vista da inovação, acessibilidade e interação com o mercado de trabalho, que possam orientar adequadamente a revisão/atualização da oferta formativa e enriquecer a preparação de estudantes (jovens e adultos) e docentes para as competências de futuro no seio do Ensino Su  |
Summary
Beneficiando subsidiariamente deste financiamento decorrente do PRR, as atividades propostas ao abrigo da presente candidatura articular-se-ão, de forma direta e indireta, com o referido Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto «U.Porto Programme for Multidisciplinary Education and Training - Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos», contribuindo para:
1. Reforçar e alavancar linhas de ação subjacentes à operação em curso ao abrigo dos Programas Impulso, particularmente no âmbito de «programas específicos de integração, acompanhamento, aconselhamento e orientação dos estudantes visando promover o seu desenvolvimento global (competências pessoais e culturais, associadas às científicas e técnicas) e combater o abandono e garantir o sucesso escolar, bem como definição e implementação de planos de carreira e integração profissional» - cf. alínea b), n.º 1, ponto 4 do Convite N.º 002/C06-i03.03/2021 e N.º 002/C06-i04.01/2021;
2. Criar sinergias entre a área académica e outras valências institucionais ligadas às tecnologias educativas e inovação pedagógica, empregabilidade e transferência de conhecimento e apoio à inclusão, através da produção de referenciais técnicos e conteúdos pedagógicos mais adaptados à formação de adultos, mas também de uma resposta mais adequada aos desafios de integração e mentoria de novos estudantes com necessidades específicas (e.g. provenientes de territórios desfavorecidos);
3. Ampliar os processos de reflexão e autoavaliação em torno das metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem utilizadas na Universidade, identificando e divulgando boas práticas, do ponto de vista da inovação, acessibilidade e interação com o mercado de trabalho, que possam orientar adequadamente a revisão/atualização da oferta formativa e enriquecer a preparação de estudantes (jovens e adultos) e docentes para as competências de futuro no seio do Ensino Superior.
Adicionalmente as atividades propostas no seio da operação "Skills for a Next Generation U.Porto" permitirão informar, dar continuidade e/ou expandir as seguintes iniciativas, desenvolvidas e a desenvolver, a partir da estrutura de gestão dos Programas Impulsos na U.Porto:
− Dinamização de um ciclo formativo para professores (especialmente orientado para os docentes e investigadores responsáveis pelas novas propostas formativas PRR) sobre a produção de cursos a distância, em regime e-learning ou b-learning;
− Sistematização das adaptações regulamentares e técnicas (informáticas) necessárias à efetiva operacionalização das microcredenciais no seio da formação não conferente de grau da U.Porto, respondendo aos desafios trazidos por este modelo em termos de garantia de qualidade, certificação, cumulatividade e portabilidade de créditos ECTS;
− Preparação de instrumentos para um estudo con sistente da evolução das necessidades formativas no mercado de trabalho da região (upskilling e reskilling) e outros fatores relevantes na gestão daformação contínua (regime de funcionamento preferencial, horários e custos, novas formas de colaboração com entidades externas), partindo da rede de parcerias estabelecida ao abrigo do PRR;
− Elaboração de um referencial de competências - transversais e específicas, por área do conhecimento - que contribua para estruturar a renovação de cursos/formações, de curta duração e de nível pós-graduado, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. |