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Epidemiology and Public Health

Code: MIMD010204     Acronym: EPIDSP

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Medicine

Instance: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Active? Yes
Responsible unit: Mestrado Integrado
Course/CS Responsible: Integrated Master in Dental Medicine

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
MIMD 85 Official Plan from the academic year 2020/2021 1 - 3 36 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 3 36 81

Teaching language

Portuguese
Obs.: Português Obs.: Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

The Curricular Unit intends to introduce the definitions, logic and use of epidemiological methods in the assessment of health and disease determinants, health policies and public health interventions. It uses an approach based on examples of the use of epidemiology in the real world of a doctor's activity and intends to be a continuation of the teachings of other previous Curricular Units and allow the development of critical capacity for a better understanding of the main challenges in public health.

Learning outcomes and competences

• Students should be able to describe and understand the main patterns of disease occurrence in the population and its determinants; describe and understand the demographic, social, economic, anthropological, behavioral, physical and biological conditions that influence or interact with the health status of populations;
• Know how to discuss the main public health problems and interventions;
• Understand the basic processes of the design of a research project;
• Understand the processes in the design of an interventional project;
• Understand and understand how to use project monitoring and evaluation methodologies;
• Know and acquire critical capacity for a better understanding of the main challenges of global public health.

Working method

Presencial

Program

General topics
Epidemiology and public health
health planning
Health promotion policies
Determinants of health and illness
Public health intervention
Public health successes
Types of studies
Concepts of association and causality
Epidemiology and prevention – Non-mandatory notifiable diseases
Notifiable diseases – surveillance and response


Theoretical-practical classes
Research and literature review;
Preparation of the PICO question
Critical analysis of investigation protocols
Critical reading of scientific literature
Case studies analysis
Development of a research project based on a PICO question



















































































































Data





Tópico





Preparação para a aula





Atividade na aula



Atividade e responsabilidade





Semana 1


Carlos Matos




 




 





Introdução à Unidade curricular




Tipos de estudos




 





·         Revisão dos objetivos da disciplina e da aula




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




·         Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social




 





Exposição pelo professor




·        Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação


·        Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc)


·        Tipos de estudos


 


Trabalho de grupo com discussão em turma:


·        Formação dos grupos com 5/6 aluno


·        Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)




 



 


 


 


 


 


 


Introdução à Saude Publica


 


Rever conceitos de estatística:


·        Medidas de Frequencia


·        Medidas de associação


·        Medidas de impacto


 


 



Semana 2


JP/RL



Tipo de estudos, viés e confundimento



 



 



Focar apenas nos tipos de estudo, dar mais exemplos, obriga-los a pensar como desenhariam o estudo tendo em conta o problema que pretendem analisar, dar exemplos...


 





Semana 3




 




 





Análise crítica de protocolos de investigação





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 




·         Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores




 





Exposição pelo professor




·         Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds ratio




 




·         Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise.



 


 





Semana 4





Cálculo de tamanho amostral





·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 




·         Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores




 





·         Software de apoio para o cálculo de tamanho amostral




·         Discussão e análise de dados para diferentes tipos de estudos




 



 


Parece-me importante que eles percebam que tem de calcular o tamanho amostral. Pareceu-me que este ano ficou mais claro.





Semana 5




 




 





Vigilância epidemiológica





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 





Exposição pelo professor:




·         Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade




·         Erro e confundimento




·         Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis




·         Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC




 




Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho



 


Rever EM





Semana 6


Tomás




 




 





Epidemiologia de campo




 




 





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 





Exposição do professor




·         Abordagem de surtos




·         Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque...




Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes.



 


Está muito grande. Talvez deixar cair o exemplo do sarampo? Fica a Legionela e a toxico-infeção?


Tinhamos algumas noticias mais recentes?


 


Rever para a EM





Semana 7


Ana Aguiar




 




 




 





Case studies




Desigualdades em saúde





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 




·         Procura de exemplos de desigualdades em saúde




 





Exposição do professor




·         Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações




·         Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).




 




Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.



 


Rever. Esta aula está muito gira, mas parece-me que lhes fica a faltar a importância desta informação e como se reflete depois nos projetos. Incluir aqui os determinantes e como estes devem ser analisados nos projetos?


 


 


Usar um exemplo de TB





Semana 8


Ana Aguiar




 




 





Políticas de promoção de saúde.




Assunto: Alimentação





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 




 





Exposição pelo professor:




·         Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária




·         Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação, tabaco e álcool




 




Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções




 



 


manter





Semana 9




 




 





Políticas de promoção de saúde




Assunto:




Uso e dependência de substancias





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 





Exposição pelo professor:




·         Políticas de promoção de saúde relacionadas com comportamentos aditivos.




 




Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções




 



Manter





Semana 10




 




 





Exposição e discussão do projeto





·         Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento.




·         Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma.




·         No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos.





Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado (10 minutos de exposição; discussão no final com todos os grupos):




·         Introdução




·         Objetivo




·         Material e métodos



Rever se se mantem aqui





Semana 11


M José




 




 




 





Case Studies




Rastreios





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 





Exposição do professor




·         Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc).




·         Discutir o que um programa de rastreio organizado implica




·         Quando fazer/como fazer




·         Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN


Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes.



 


Reduzir a parte dos conceitos





Semana 12


Ana Sofia




 




 





Case studies




Saúde ocupacional





·         Revisão dos objetivos da aula




 




·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle




 





Exposição do professor




·         Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública




 




Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.



 


Rever, assumindo que eles não vão preparar a aula em casa





Semana 13





Case studies


Saúde Global



 


·         Revisão dos objetivos da aula


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle





Exposição do professor



 


Aula nova


Raquel Duarte



Semana 14



 



 



Auto-avaliação


Trabalho de grupo



 


Mandatory literature

Celentano D, Sklo M; Gordis Epidemiology, Elsevier (6th edition), 2019
James F. McKenzie (Editor).; An Introduction to Community & Public Health, Jones & Bartlett Publishers, (9th edition), 2018
Brownson RC, Baker EA, Leet TL, Gillespie KN; Evidence-Based Public Health, Oxford University Press, 2018

Teaching methods and learning activities

Preparation for practical classes

Role of teachers
• Ensure that groups are organized and that responsibilities rotate through different classes
• Prepare the guide on the objective/depth of each topic/session
• Make a theoretical contextualization of the class, according to what is established in the program
• Before class, ensure that everyone has read the assignments and understood the lesson objectives
• Encourage discussion in each group - brainstorming or with nominal identification techniques in order to ensure the participation of all elements of the groups and stimulate creative thinking
• Ensure that groups focus on the objectives of the lesson and recall whenever necessary the different steps of the lesson in order to ensure that there is no dispersion
• They act as a resource whenever assistance is needed to clarify an issue, but are careful to ensure that the work is carried out by the group
• End the class with a brief summary of the most relevant concepts

Role of students
• Review course and class objectives (always available one week in advance)
• See the class support material, available on moodle
• Prepare the class in advance – the case studies, articles, protocols used in the class will be distributed in advance, as well as the guide for the same.
• During the class they actively participate


Composition of groups
Each group has between 5 and 6 students

Evaluation Type

Distributed evaluation with final exam

Assessment Components

Designation Weight (%)
Participação presencial 10,00
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Amount of time allocated to each course unit

Designation Time (hours)
Estudo autónomo 43,00
Frequência das aulas 28,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 81,00

Eligibility for exams

Assistance to at least 75% of the theoretical-practical sessions

Minimum evaluation of 7 values in each of the components, with a total equal to or greater than 9.5.

Calculation formula of final grade

The learning assessment will consist of a written test, with multiple choice answers and correspondence lists, corresponding to 70% of the final grade.
The remaining 30% will be obtained through an assessment carried out during theoretical-practical sessions (10% for participation in theoretical-practical sessions and 5% for the oral presentation and 15% for the written presentation of a research project by a working group) .
Participation in theoretical and practical sessions includes active involvement in the discussion of the proposed themes.

Special assessment (TE, DA, ...)

If the distributed evaluation is not possible, as is the case of student workers, they will be evaluated for this component (30%) through an alternative written assignment. Students in this situation must notify the person responsible for the UC within 3 weeks after the beginning of the academic year so that the theme mentioned above and work format can be proposed.

Classification improvement

The classification improvement will consider the classification obtained in the practical component.

Observations

Bibliographical Observations


The bibliography will also include scientific articles relevant to the study topics.

Short videos (15 minutes) as well as other audiovisual materials (for example, WHO videos) are available on Moodle with support material for the subject and practical classes
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