Code: | MIMD010204 | Acronym: | EPIDSP |
Keywords | |
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Classification | Keyword |
OFICIAL | Medicine |
Active? | Yes |
Responsible unit: | Mestrado Integrado |
Course/CS Responsible: | Integrated Master in Dental Medicine |
Acronym | No. of Students | Study Plan | Curricular Years | Credits UCN | Credits ECTS | Contact hours | Total Time |
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MIMD | 85 | Official Plan from the academic year 2020/2021 | 1 | - | 3 | 36 | 81 |
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo | 1 | - | 3 | 36 | 81 |
Data |
Tópico |
Preparação para a aula |
Atividade na aula |
Atividade e responsabilidade |
Semana 1 Carlos Matos
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Introdução à Unidade curricular
Tipos de estudos
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· Revisão dos objetivos da disciplina e da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social
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Exposição pelo professor
· Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação · Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc) · Tipos de estudos
Trabalho de grupo com discussão em turma: · Formação dos grupos com 5/6 aluno · Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)
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Introdução à Saude Publica
Rever conceitos de estatística: · Medidas de Frequencia · Medidas de associação · Medidas de impacto
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Semana 2 JP/RL |
Tipo de estudos, viés e confundimento |
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Focar apenas nos tipos de estudo, dar mais exemplos, obriga-los a pensar como desenhariam o estudo tendo em conta o problema que pretendem analisar, dar exemplos...
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Semana 3
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Análise crítica de protocolos de investigação |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
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Exposição pelo professor
· Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds ratio
· Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise. |
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Semana 4 |
Cálculo de tamanho amostral |
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
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· Software de apoio para o cálculo de tamanho amostral
· Discussão e análise de dados para diferentes tipos de estudos
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Parece-me importante que eles percebam que tem de calcular o tamanho amostral. Pareceu-me que este ano ficou mais claro. |
Semana 5
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Vigilância epidemiológica |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição pelo professor:
· Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade
· Erro e confundimento
· Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis
· Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC
Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho |
Rever EM |
Semana 6 Tomás
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Epidemiologia de campo
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· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor
· Abordagem de surtos
· Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque...
Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes. |
Está muito grande. Talvez deixar cair o exemplo do sarampo? Fica a Legionela e a toxico-infeção? Tinhamos algumas noticias mais recentes?
Rever para a EM |
Semana 7 Ana Aguiar
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Case studies
Desigualdades em saúde |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Procura de exemplos de desigualdades em saúde
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Exposição do professor
· Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações
· Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
Rever. Esta aula está muito gira, mas parece-me que lhes fica a faltar a importância desta informação e como se reflete depois nos projetos. Incluir aqui os determinantes e como estes devem ser analisados nos projetos?
Usar um exemplo de TB |
Semana 8 Ana Aguiar
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Políticas de promoção de saúde.
Assunto: Alimentação |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição pelo professor:
· Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária
· Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação, tabaco e álcool
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
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manter |
Semana 9
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Políticas de promoção de saúde
Assunto:
Uso e dependência de substancias |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição pelo professor:
· Políticas de promoção de saúde relacionadas com comportamentos aditivos.
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
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Manter |
Semana 10
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Exposição e discussão do projeto |
· Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento.
· Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma.
· No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos. |
Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado (10 minutos de exposição; discussão no final com todos os grupos):
· Introdução
· Objetivo
· Material e métodos |
Rever se se mantem aqui |
Semana 11 M José
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Case Studies
Rastreios |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor
· Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc).
· Discutir o que um programa de rastreio organizado implica
· Quando fazer/como fazer
· Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes. |
Reduzir a parte dos conceitos |
Semana 12 Ana Sofia
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Case studies
Saúde ocupacional |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor
· Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
Rever, assumindo que eles não vão preparar a aula em casa |
Semana 13 |
Case studies Saúde Global |
· Revisão dos objetivos da aula · Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle |
Exposição do professor |
Aula nova Raquel Duarte |
Semana 14 |
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Auto-avaliação Trabalho de grupo |
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Designation | Weight (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Exame | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designation | Time (hours) |
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Estudo autónomo | 43,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Total: | 81,00 |