Pretende-se com este projeto, responder às limitações atuais da indústria. O estado da arte dos processos de lixagem, polimento e fresagem dos quadros para bicicletas elétricas é caracterizado pela aplicação manual ou semiautomática, que não garante produtividade, precisão e qualidade de acabamento. Estas atividades exigem esforço físico significativo e são realizadas em ambientes sujos ou contaminados por poeiras, o que além de questões de defeito produtivos, não oferece as melhores condições de trabalho, o que dificulta a obtenção e retenção de mão de obra especializada.
O projeto é liderado pela Anadirobtic e copromovido pela FEUP.
A Anadirobtic é uma empresa vocacionada para o desenvolvimento de soluções de automação. Conta com mais de 10 anos de experiência na elaboração de projetos e fabrico de sistemas robotizados e equipamentos especiais. Apresenta uma equipa multidisciplinar, com colaboradores altamente especializados e experiência acumulada, capaz de corresponder aos níveis de exigência dos clientes.
A empresa especializou-se em áreas que se traduzem numa mais-valia para os clientes, em termos de produtividade, segurança, qualidade e um padrão de produto contínuo, gerando ganhos de competitividade face ao mercado:
- Lixagem e Polimento (Cutelarias, Ciclismo, Ferragens, Inox, Alumínios, Automóvel);
- Manipulação (Paletização, Atendimento de Máquinas CNC, Injeção, Quinagem, Prensas).
A FEUP é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas de Portugal e uma referência internacional na área da engenharia. Possui uma forte projeção internacional, com acordos de cooperação com diversas universidades e instituições de pesquisa em todo o mundo, o que é um fator chave para a troca de conhecimento, desenvolvimento e divulgação de resultados do projeto. |