Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Project: POCI-01-0145-FEDER-031337

Project: POCI-01-0145-FEDER-031337

Project name: InTreat - Simultaneous removal of organic and inorganic pollutants in water
Project code: POCI-01-0145-FEDER-031337
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Date of approval: 2018-04-24
Start date: 2018-07-02
Completion date: 2022-07-01
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 225.069,40 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 225.069,40 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 225.069,40 EUR
Total Financial Support
European Academy of Dermatology and Venereology: 191.308,99 EUR
Orçamento de Estado: 33.760,41 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 225.069,40 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 191.308,99 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 33.760,41 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades
Processos de oxidação são soluções promissoras para a remoção de poluentes orgânicos das águas, contudo a produção de compostos inorgânicos como bromatos é uma desvantagem (problema crítico da ozonização). O principal objetivo consiste no desenvolvimento de uma tecnologia integrada onde poluentes orgânicos e inorgânicos serão removidos eficazmente e em simultâneo. Os compostos orgânicos e inorgânicos são removidos por processos distintos (oxidação e redução, respetivamente) e combinação dos dois na mesma instalação experimental será uma grande contribuição para o tratamento de águas. Compostos orgânicos modelo contendo N/Br serão submetidos à ozonização, formando nitratos e bromatos em solução que serão subsequentemente tratados através da redução. Com o objetivo de simular condições reais usadas nas estações de tratamento, as experiências serão realizadas em reatores de funcionamento contínuo usando catalisadores nanoestruturados.

Resultados Esperados/Atingidos
O processo mecânico no moinho de bolas levou a um aumento da área superficial dos catalisadores em forma de pó (nanotubos de carbono - CNT).
Conseguiu-se um revestimento homogéneo com uma camada de espessura controlada nos catalisadores estruturados utilizando-se o processo dip-coating.
Nos ensaios preliminares de ozonização, os catalisadores estruturados na forma moída apresentaram performances catalíticas pelo menos semelhantes aos catalisadores preparados pelo método mais comum, estando a atividade relacionada principalmente com a quantidade de carbono depositada, sendo que esta depende do método de processamento e das propriedades morfológicas e texturais dos CNT.
Nos ensaios preliminares de redução do ião bromato, os catalisadores com suportes modificados através de tratamento mecânico apresentam atividade catalítica superior.
A atividade dos catalisadores testados durante a redução do ião nitrato diminui na presença de compostos orgânicos.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-04 at 11:10:17 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book