Voluntariado FLUP - De mãos dadas com a Responsabilidade Social
O Voluntariado FLUP enquadra-se no estipulado no art.º 2 da Lei n.º 71/98, mas também na Missão e Fins estatutários da FLUP. À luz deste normativo, visa a promoção de projetos, ações ou outras formas de intervenção de interesse social, cultural e comunitário realizadas sem fins lucrativos. Responde, de igual modo, à preocupação da FLUP com a responsabilidade social, assumindo-se assim que a partir do Voluntariado resultam benefícios para o público interno (estudantes, funcionários e docentes), mas também para os agentes externos, nomeadamente a comunidade e os parceiros envolvidos. Trata-se, por esta via, de fomentar, de forma voluntária, ações que promovam o bem-estar de todos.
O que é o Programa Voluntariado FLUP
O Programa Voluntariado FLUP tem como finalidade permitir a concretização de projetos e ações de interesse social, comunitário e cultural. Visa fomentar o espirito cívico e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais junto dos estudantes, dos docentes e dos funcionários não docentes.
- Concretizar o disposto na Missão e Fins da FLUP;
- Impulsionar os níveis motivacionais da comunidade FLUP;
- Aproximar a instituição das ações desenvolvidas na U.Porto no âmbito do Voluntariado.
A área de intervenção do Programa corresponde, preferencialmente, à área geográfica de influência da FLUP (Porto e Grande Porto). Podem ser consideradas outras zonas geográficas, desde que correspondam aos objetivos do Programa e sejam acessíveis aos voluntários.
Sem prejuízo dos Fins estatutários da Faculdade e de outras iniciativas específicas, o Voluntariado FLUP pode ser desenvolvido nos seguintes domínios:
- Cívico
- Formação/Educação (Voluntariado estudantil tutorial)
- Ciência
- Cultura e animação cultural
- Património, Museus e Centros Culturais
- Desenvolvimento regional e Turismo
- Sustentabilidade ambiental
- Desporto e atividades de lazer
- Empregabilidade e formação profissional
- Empreendedorismo
- Inserção social
- Vida associativa e Economia Social
- Ação Social na área da infância e do envelhecimento
- Proteção e Integração Animal
- Ações internacionais
Perfil dos Voluntários
O voluntário FLUP deve reger-se por princípios éticos e deontológicos, mas também por princípios de solidariedade, cidadania ativa, decisão livre, a par da observância das normas orientadoras do programa de voluntariado e da Comissão de Voluntariado da U.Porto. O voluntário FLUP é assim um cidadão ativo e responsável, social e culturalmente implicado. Da sua ação resultam benefícios em termos de desenvolvimento pessoal, mas igualmente para a comunidade e para os parceiros envolvidos.
Condições de realização
As ações de voluntariado devem ser realizadas de forma gratuita, participativa e responsável, não havendo qualquer tipo de encargo para as instituições acolhedoras. Os voluntários devem comprometer-se de acordo com as suas preferências e tempo livre. A atividade de voluntariado deve ser realizada em convergência com os interesses e as regras de funcionamento das instituições acolhedoras. Os voluntários estão abrangidos por um seguro obrigatório durante a realização do voluntariado. Os estudantes que cumprirem os requisitos definidos pela Comissão de Voluntariado da U.Porto terão direito à menção da atividade de Voluntariado no Suplemento ao Diploma.
Parcerias e Protocolos
A disponibilizar brevemente.
Contactos
O registo nas ações de Voluntariado FLUP deve ser realizado em formulário próprio:
Para mais informações e envio do formulário devidamente preenchido, contactar:
Unidade de Eventos, Comunicação e Relações ExternasEmail:
uecre@letras.up.pt
Telefone: +351 226 077 123