Tecnologia de Materiais I
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQ |
14 |
Plano Oficial - LARQ |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Promover a pesquisa e a aquisição de conhecimentos sobre os materiais e suas tecnologias de produção, de modo não só a melhor identificar e contextualizar objectos e respectivas funções como a percepcionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas. Agilizar a captação e entendimento de mensagens veiculadas por outras disciplinas. Equipar os alunos de ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema.
Programa
Programa da Unidade Curricular
1. Introdução
1.1. Os conceitos de técnica e tecnologia
1.2. A importância dos dados técnicos e tecnológicos para a teoria arqueológica
1.2.1. Os métodos de exame e análise aplicados. A importância da interdisciplinaridade
2. Os materiais arqueológicos; as matérias-primas e os materiais técnicos
2.1. Pedras e minerais
2.2. Pigmentos e corantes
2.3. Argamassas
2.4. Cerâmicas
2.5. Vidros
2.6. Metais
2.7. Madeiras
2.8. Fibras vegetais e animais
2.9. Peles e cabedais
2.10. Ossos, chifres e dentes
3. Os métodos de trabalho; a relação entre a função do objecto e a sua tecnologia
3.1. A frio, sobre as matérias-primas
3.1.1. Recolha e selecção
3.1.2. As ferramentas
3.1.3. Técnicas decorativas e de obtenção de formas
3.2. A quente, transformando as matérias-primas
3.2.1. Recolha, selecção
3.2.2. Composições
3.2.3. Técnicas decorativas e de obtenção de formas
3.2.4. Condições térmicas de transformação
3.2.4.1. Os fornos. Tipologias, atmosferas e temperaturas
Programa das Sessões de Orientação Tutorial
1. Revisão, aprofundamento, reflexão e debate sobre
1.1. Os temas desenvolvidos em contexto de visita de estudo
1.2. Os temas investigados pelos alunos e alvo de apresentação
Bibliografia Obrigatória
ADOVASIO, J.M.; Basketry Technology. A Guide to Identification and Analysis, Aldine Publishing Company, 1977. ISBN: 77-70388
ALARCÃO, J.; Introdução ao Estudo da Tecnologia Romana, CEAUCP, 2004. ISBN: 972-9004-18-8
CHANT, C. & GOODMAN, D.; Pre-Industrial Cities and Technology: Cities and Technology, Routledge, 2000. ISBN: 0415200768
HODGES, H.; Technology in the Ancient World, Allen Lane The Penguin Press, 1970. ISBN: 713901101
HODGES, H.; Artifacts : an Introduction to Early Materials and Technology, Duckworth, 1989. ISBN: 0-7156-2316-8
SHEPARD, A.O.; Ceramics for the Archaeologist, Carnegie Institution, 1956. ISBN: 0872796205
TAIT, H.; Five Thousand Years of Glass, British Museum Press, 1995. ISBN: 0-7141-1756-0
TYLECOTE, R.F.; A History of Metallurgy, Maney, 2002. ISBN: 1-902653-79-3
Observações Bibliográficas
Ao longo do semestre será fornecida bibliografia específica sobre os diferentes temas do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e orientações tutoriais
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
Relatórios de visitas de estudo |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2007-12-20 |
Trabalho escrito de investigação temática |
Trabalho escrito |
56,00 |
|
2008-02-15 |
Preparação e apresentação de aula |
Teste |
30,00 |
|
2007-12-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Os alunos deverão possuir inscrição regularizada e, como pré-requisito, garantir uma assiduidade de 75%, quer às aulas quer às sessões de orientação tutorial. A assiduidade será verificada pela docente através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas.
Estão dispensados do pré-requisito os alunos abrangidos por legislação própria ou que tenham obtido frequência no ano anterior.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Participação construtiva nas aulas (10%)
- Relatórios escritos de visitas de estudo (20%)
- Elaboração de trabalho escrito de investigação temática (25%)
- Preparação e apresentação de uma aula (25%)
- Preparação e participação nas sessões de orientação tutorial (20%)
Provas e trabalhos especiais
Os alunos dispensados do pré-requisito da frequência e que não a tenham obtido deverão:
- Proceder, autonomamente, a visitas de estudo que explorem o programa da unidade curricular e redigir respectivo relatório
- Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará durante o seu horário de atendimento e através dos meios de comunicação existentes
- Preparar e apresentar uma aula durante a época de exames, em dia e local a acordar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação será feita através da revisão dos elementos de avaliação onde o aluno manifestou menor desempenho, excluindo a participação e as sessões de orientação tutorial
Observações
Os alunos ao abrigo do Art. 16º - Disposições Transitórias, do Regulamento de Avaliação da FLUP em vigor, poderão optar entre a modalidade do novo sistema de avaliação e a do sistema anterior. Neste, podem optar ou por avaliação com exame final ou por avaliação contínua contemplando os mesmos elementos considerados na avaliação distribuída