Seminário (Francês)
Ocorrência: 2004/2005 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
1. Desenvolver o conhecimento prático – reflexivo e investigativo – do professor em formação inicial nas suas três componentes: investigativa, dialógica e escrita.
2. Desenvolver, no professor em formação inicial, a capacidade de tomar decisões e de resolver problemas profissionais, reflectindo sobre as suas decisões e condutas.
Programa
Conteúdos:
- Relação pedagógica,
- Dinâmica de grupo,
- Cognição e aprendizagem: a diferenciação pedagógica,
- Pedagogia do oral, da escrita, da leitura e da gramática,
- Novas tecnologias,
- Avaliação processual.
Bibliografia Principal
Atendendo à extensão da bibliografia que é facultada aos alunos, apresentam-se apenas os autores de referência neste Seminário:
- NOT, L., POSTIC, M., WATZLAWICK, P., ALLAL, L., CARDINET, J., CICUREL, F., DE KETELE, J-M., MEIRIEU, P., PERRENOUD, P., GAONAC’H, D., GRANGEAT, M., RONCKART, J. P., WIDDOWSON, H. G., ADAM, J-M., ALARCÃO, M. L., CHAROLLES, M., LUNDQUIST, L., MOIRAND, S., CARVALHO, A. D., FONSECA, F.I., SERAFINI, M.T., BIZARRO, R., ROULET, E., ABDALLAH - PRETCEILLE, M., CARRELL, P., DABENE, L.
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Metodologia de investigação,
- Metodologia de projecto,
- Escrita clínica
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Percentagem a definir com os alunos
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português