Psicologia das Emoções e Comunicação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Via Ensino - Psicologia |
OFICIAL |
Formação Educacional |
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
4 |
Plano Oficial - LEAA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EFA |
1 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
3 |
Plano Oficial - LEFI 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
7 |
Plano Oficial - LEIA |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
1 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
1 |
Plano Oficial - LEPE |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
2 |
Plano Oficial - LEPF |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
17 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
1 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
10 |
Plano Oficial - LFIL |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
GEO |
5 |
Plano Oficial - LGEO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
HIS |
17 |
Plano Oficial - LHIS |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
Objetivos
Introdução:
O estudo das emoções tem sofrido considerável desenvolvimento nos últimos anos tornando-o um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações. Na base de toda a comunicação, incluindo a verbal, estão os processos não verbais na origem dos quais participam as emoções e a sua expressão. O contexto escolar é, indiscutivelmente, um lugar privilegiado para as trocas comunicacionais de vários tipos, nomeadamente emocional. Por outro lado, a comunicação não verbal, presente nas trocas emocionais, forma a base desenvolvimental de toda a comunicação verbal posterior. Assim, quer em termos de área de formação de professores a valorizar, quer em termos de área de intervenção ao nível escolar promovendo o desenvolvimento social e emocional dos alunos, estes saberes apresentam-se hoje como essenciais.
Objectivos gerais:
· Apresentar a Psicologia das Emoções e Comunicação como área de saber a integrar a formação de professores;
· Identificar os conceitos básicos destes saberes;
· Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
· Relacionar estes saberes básicos para o conhecimento sobre a interacção social;
· Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção do desenvolvimento social e emocional dos alunos.
Programa
Conteúdo Programático
I – Psicologia das Emoções
1. Conceito de emoção
1.1 Distinção entre emoção, sentimento, estado de espírito;
1.2 Noção de “emoção básica”;
1.3 Diferentes componentes das emoções.
2. Breve referência às principais teorias das emoções
2.1 Primeiras teorias;
2.2 Teorias de base fisiológica e de base cognitiva;
2.3 Teorias desenvolvimentais e sociais.
3. Biologia das emoções
3.1 Aspectos etológicos, fisiológicos e neuropsicológicos das emoções.
4. Aspectos psicológicos das emoções
4.1 Experiência emocional
4.1.1 Cognição e emoção;
4.1.2 Activação e intensidade emocional.
4.2 Expressão das emoções
4.2.1 Expressão das emoções e comportamento relacional;
4.2.2 Regulação das emoções.
4.3 Funções individuais e sociais das emoções
4.3.1 Processos intra e inter individuais da expressão das emoções.
4.4 Emoções e interacção social
4.4.1 Construção social das emoções;
4.4.2 Socialização das emoções: família, grupo e cultura.
II - Emoções e Comunicação
1. Comunicação não verbal
1.1 Emoções expressão facial e comunicação não verbal;
1.2 Comportamento não verbal e facilitação da interacção social;
1.3 Normas sociais e comportamento não verbal.
2. Interacções não verbais e aquisição da linguagem
III - Emoções, comunicação e implicações para a Educação
1. Psicologia das Emoções e formação de professores
1.1 O professor como emissor e receptor de mensagens.
2. Aprendizagem social e emocional em contexto escolar
2.1 Competências sociais e emocionais como formas de inteligência;
2.2 Programas e estratégias de intervenção ao nível das competências sociais e emocionais.
Bibliografia Principal
BIBLIOGRAFIA:
AFFOLTER, F. & BISCHOFBERGER, W. (2000). Nonverbal perceptual and cognitive processes in children with language disorders: toward a new framework for clinical intervention. N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.
ANDERSEN, P. A. & GUERRERO, L. K. (Eds.) (1998). Handbook of communication and emotion: research, theory, applications and contexts. San Diego: Academic Press.
BISQUERRA, R. (2000). Educación emocional y bienestar. Barcelona: Praxis.
COHEN, J. (Ed.) (1999). Educating minds and hearts: social emotional learning and the passage into adolescence. N.Y.: Teachers College Press, Columbia University.
FRASER, B. J. (1986). Classroom environment. London: Croom Helm.
GOLEMAN, D. (1996). Emotional intelligence. NY: Bantam Books.
GÜEL, M. & Muñoz, R. (2000). Desconócete a ti mismo. Programa de alfabetización emocional. Barcelona: Paidós.
IZARD, C. E. (1991). The Psychology of emotions. New York: Plenum Press.
KATAYAMA, S. & Markus, H. R. (Eds.) (1994). Emotion and Culture: empirical studies of mutual influence. Washington, DC: APA.
KENNEDY-MOORE, E. & Watson, J. C. (1999). Expressing emotion: myths, realities, and therapeutic strategies. N.Y.: Guilford Press.
LAZARUS, R. S. (1991). Emotion and adaptation. N.Y.: Oxford University Press.
LEWIS, M. & HAVILAND, J. M. (Eds.) (1993). Handbook of emotions. N.Y.: Guilford Press.
MAGAI, C., & MCFADDEN, S. H. (1995). The role of emotions in social and personality development. New York: Plenum.
MARTINS, F. (1999). Influência das emoções no desempenho cognitivo: ira e processamento de informação. Dissertação de doutoramento. Braga: Universidade do Minho.
ORTONY, A., CLORE, G. L., & COLLINS, A. (1990). The cognitive structure of emotions. Cambridge: Cambridge University Press.
PAÚL, M. C. (1995). Antecedentes do comportamento emotivo. In L. S. Almeida, M. S. Araújo, M. C. Vila-Chã, & M. H. Oliveira (Eds.), Áreas de intervenção e compromissos sociais do psicólogo. Lisboa: APPORT.
PHILIPPOT, P., Feldman, R. S. & Coats, E. J. (Eds.) (1999). The social context of nonverbal behavior. Cambridge: Cambridge University Press.
SALOVEY, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition & Personality, 9, 185-211.
STRONGMAN, K. T. (1998). A psicologia da emoção. Lisboa: Climepsi Editores.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas em que os alunos realizarão variadas actividades correspondentes às temáticas das aulas teóricas.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Não se aplica
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos que frequentam as aulas práticas podem optar por realizar um dossier de relatórios das respectivas aulas que corresponderá a 25% da avaliação. Realizarão ainda um exame final que corresponderá a 75% da avaliação.
Poderão optar, tal como os restantes alunos, apenas pelo exame final que será mais extenso neste caso e corresponderá a 100% da avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Português