Conservação Preventiva
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e gestão de riscos para o património arqueológico, com vista à sua preservação, equipando os alunos de ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema e sustentar decisões.
Programa
1. Introdução
1.1. Património e conservação
1.1.1. Conceitos: Génese e evolução
1.1.2. Cartas e Convenções
1.2. Materiais arqueológicos
1.2.1. Vulnerabilidades/resistências
1.2.2. Alteração
1.2.2.1. Agentes
1.2.2.1.1. Mecanismos de reacção e evidências
2. Conservação preventiva
2.1. Âmbito e metodologias de intervenção
2.1.1. In situ. Os “primeiros socorros”
2.1.1.1. Metodologias de levantamento e recolha
2.1.1.2. Acondicionamento e transporte
2.1.2. Em laboratório
2.1.2.1.1. Manuseamento
2.1.2.1.2. Limpeza
2.1.2.1.2.1. Potencialidades e limites de actuação
2.1.2.1.3. Estabilização/Fixação
2.1.2.1.3.1. Resinas sintéticas
2.1.2.1.3.1.1. Naturezas e propriedades físicas e químicas
2.1.2.1.3.1.2. Vantagens e inconvenientes
2.1.2.1.3.2. Critérios éticos de intervenção
2.1.2.1.4. Marcação
2.1.2.1.5. Protecção
2.1.3. Em reserva e exposição
2.1.3.1. Acondicionamento
2.1.3.1.1. Os materiais de suporte e sua inércia/compatibilidade química
2.1.3.1.1.1. Medidas de inibição de mecanismos de alteração
2.1.3.2. Gestão ambiental
2.1.3.2.1. Parâmetros ambientais
2.1.3.2.1.1. Estudo e controlo
2.1.3.2.1.1.1. Recursos e métodos
2.1.3.2.1.2. Mecanismos de actuação e medidas de eliminação/mitigação de danos para os materiais
2.1.3.2.1.2.1. Os nano, micro e macroambientes
2.1.3.2.1.2.2. Os recursos
2.1.3.2.1.2.3. O bom senso
Bibliografia Principal
BELCHER, Exhibitions in Museums, Archetype Books, 1990
CRONYN, J. M., The Elements of Archaeological Conservation, Routledge, 1990
GARFIELD, D. et al, Conservation in Storage, 1990
HODGES, H. W. M. (ed) (1993), Conservación Arqueológica In Situ, Getty, 1993
PEARSON, C., The Conservation Of Marine Archaeological Objects, London, Butterworths, 1987
SEASE, C., Conservation Manual for the Field Archaeologist, 1989
STANLEY-PRICE, N. & MATERO, F. G. (ed), Conservation and Management of Archaeological Sites. Special Issue on Protective Shelters, ICCROM, Rome, 2002
STOLOW, N., Conservation and Exhibitions, London, Butterworths, 1987
THOMSON, Gary (ed), The Museum Environment, 2ª ed., London, Butterworths, 1986
WATKINSON, D. (ed), First Aid for Finds, 2ª ed. Rescue/UKIC, 1987
Bibliografia Complementar
Ao longo do semestre será fornecida bibliografia específica sobre os diferentes temas do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e interactivo.
Software
Nada a indicar.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
Elementos Ponderação
1. Assiduidade 10%
2. Participação construtiva nas aulas 20%
3. Comentários e relatórios (orais/escritos)
de leitura, de reuniões científicas ou outros 20%
4. Investigação temática:
4.1. Elaboração de trabalho escrito 25%
4.2. Preparação e apresentação de uma aula 25%
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as Normas em vigor.
Observações
Língua de Ensino: Português