Cultura Contemporânea II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HA |
40 |
Plano Oficial - LHA |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. reconhecer e interpretar produtos da cultura de massas;
2. explicar historicamente a passagem de uma cultura predominantemente «tipográfica» para uma cultura predominantemente audiovisual;
3. contextualizar as grandes linhas de confronto intelectual do séc. XX.
Programa
O ADVENTO DA CULTURA DE MASSAS:
1. Sociedade de massas e massificação social.
2. A crise do padrão cultural burguês no arranque da era da comunicação (Europa, América do Norte, Portugal):
2.1 a evolução da imprensa;
2.2 da Galáxia de Gutenberg à Galáxia de McLuhan: os media de massas: cinema, rádio e televisão.
3. O «tempo dos intelectuais» e o confronto ideológico:
3.1 Revolução e vanguardas antifascistas;
3.2 os Fascismos e a manipulação de massas;
3.3 o Salazarismo: a «Política do Espírito» e a resistência cultural.
4. A democratização forçosa da formação e dos consumos e práticas culturais:
4.1 Duas décadas paradoxais (anos 1960 e '70): a revolução do consumo, a ruptura do modelo social ocidental, a reivindicação identitária cultural, o «tempo dos jovens»; o caso português: massificação, repolitização, libertação.
4.2 Cultura de elites e cultura de massas na segunda metade do séc. XX: «poder simbólico» (Bourdieu), «desprezo cultural» (Sloterdjik), «virtualidade real» (Castells).
Bibliografia Principal
BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coords.) (1999-2000). Dicionário de História de Portugal, vols. VII-IX (Suplemento). Porto: Figueirinhas.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter (2002). De Gutenberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación. Trad. espanhola. Madrid: Taurus.
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony (1988- ), História do Século XX, 4 vols., trad. port.. Lisboa: Pubs. Dom Quixote.
HOBSBAWM, Eric J. (1996), A Era dos Extremos. História breve do séc. XX, trad. port.. Lisboa: Presença.
REIS, António (dir.) (1989-90). Portugal contemporâneo, volumes 3, 4, 5 e 6. S.l.: Publicações Alfa.
ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de (dir.) (1996-97). Dicionário de História do Estado Novo, 2 vols.. S.l.: Círculo de Leitores.
Bibliografia Complementar
AA.VV. (1995). Arte della libertà. Antifascismo, guerra e liberazione in Europa (1925-1945). Milão: Mazzotta.
AGEE, Warren K.; AULT, Philip H.; EMERY, Edwin (1989), Introduction aux communications de masse. Trad. fr.. Bruxelas: De Boeck-Wesmael.
ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (dirs.) (1990-91), História da Vida Privada, vols. 4 e 5, trad. port.. Porto: Edições Afrontamento.
BALNAVES, Mark; DONALD, James; DONALD, Stephanie Hemelryk (2001), Atlas des médias dans le monde. Trad. fr.. S.l.: Éditions Autrement.
BESSIS, Sophie (2002). Occidente y los otros. Historia de una supremacía, trad. espanhola. Madrid: Alianza.
BOURDIEU, Pierre (1989). O poder simbólico, 2ª ed.. Trad. port.. Lisboa: Difel.
BOURDIEU, Pierre (1997). Sobre a televisão. Trad. port. Oeiras: Celta.
CASTELLS, Manuel (2001), La era de la información, 3ª ed., 3 vols., trad. esp.. Madrid: Alianza Editorial.
CURRAN, James; SEATON, James [2001], Imprensa, rádio e televisão. Poder sem responsabilidade. Trad. port.. Lisboa: Instituto Piaget.
DUBY, Georges; PERROT, Michelle (dir.) [1994-97], História das Mulheres, vols. 4 («O século XIX», dirigido por Geneviève Fraisse e Michelle Perrot) e 5 («O século XX», dirigido por Françoise Thébaud), trad. port.. Porto: Edições Afrontamento.
LAZAR, Judith (1991). Sociologie de la communication de masse. Paris: Armand Colin.
LEAL, João (2000). Etnografias portuguesas (1870-1970). Cultura popular e identidade nacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
LECLERC, Gérard [2000], A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica. Trad. port.. Lisboa: Instituto Piaget.
LLOBERA, Josep R. (2000), O Deus da Modernidade. O desenvolvimento do nacionalismo na Europa Ocidental. Trad. port.. Oeiras: Celta.
MELO, Daniel (2001). Salazarismo e cultura popular (1933-1958). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
MOSSE, George (1996). Sessualità e nazionalismo. Mentalità borghese e rispettabilità, trad. italiana. Roma-Bari: Laterza.
MOSSE, George; BRAUN, Emily; BEN-GHIAT, Ruth (1999). A estética do Fascismo, trad. port.. Lisboa: Edições Sá da Costa/Público.
NETO, Maria João Baptista (2001). Memória, propaganda e poder. O restauro dos monumentos nacionais (1929-1960). Porto: FAUP Publicações.
PIZARROSO QUINTERO, Alejandro (dir.) (1993), História da propaganda. Trad. port.. Lisboa: Planeta Editora.
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (dirs.) (1998), Histoire culturelle de la France, vols. 3 («Lumières et liberté. Les dix-huitième et dix-neuvième siècles») e 4 («Le temps des masses»). Paris: Seuil.
SILVA, Augusto Santos Silva (2002). Dinâmicas sociais do nosso tempo. Porto: Universidade do Porto.
THIESSE, Anne-Marie (2001). La création des identités nationales. Europe, XVIIIe-XXe siècle. Paris: Seuil.
THOMSON, Oliver (2000). Uma história da propaganda. Trad. port.. Lisboa: Temas & Debates.
WATSON, Peter (2002). Historia intelectual del siglo XX. Trad. esp.. Barcelona: Crítica.
WILKINSON, James D. (1989). La resistencia intelectual en Europa, trad. espanhola. México: Fondo de Cultura Económica.
WINOCK, Michel (2000). O século dos intelectuais, trad. port.. Lisboa: Terramar.
WOLF, Mauro (2001). Los efectos sociales de los media, trad. espanhola. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos fotocopiados previamente colocados à disposição dos alunos, suscitando-se o debate sempre que tal seja adequado ou previamente solicitado pelos alunos; análise de documentos escritos ou videográficos, eventualmente de informação recolhida em visitas de estudo; e de trabalhos de investigação bibliográfica e/ou documental realizados por alunos nos termos fixados no início do semestre.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Obtenção de aproveitamento numa das duas componentes alternativas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação numa das duas componentes alternativas de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Ver Componentes de Avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Português. Admite-se a discussão de trabalhos, sua apresentação e redacção de exames em Inglês, Francês, Espanhol e Italiano.