Cultura Moderna I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HA |
49 |
Plano Oficial - LHA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
- Sensibilizar os alunos, numa perspectiva estrutural e problematizante, para os movimentos e programas culturais, ideológicos e espirituais mais marcantes da Época Moderna.
- Motivar os alunos para a aplicação de procedimentos de pesquisa e selecção bibliográfica
- Familiarizar os discentes para procedimentos de análise, crítica e interpretação de fontes históricas ilustrativas das problemáticas em análise.
- Facultar quadros contextuais de referência, de natureza cultural e de sensibilidade, a partir dos quais possam ser potenciados e cruzados os conhecimentos ministrados em disciplinas mais específicas de temáticas da história da arte, nas suas múltiplas expressões.
Programa
I. ABORDAGENS GLOBAIS
1. Cultura e mentalidades na Época Moderna
2. Níveis de cultura . Relações entre cultura popular e cultura de elite
II. ABORDAGENS ESPECÍFICAS
1. O Humanismo Renascentista - os eixos interconexos de um programa cultural
2. Tempo de reformas – Reforma protestante e reforma católica: Interferências no campo das sensibilidades colectivas
3. O pensamento científico do século XVII
4. Cultura barroca ou cultura do barroco?
Bibliografia Principal
CHARTIER, Roger - A História Cultural entre práticas e representações, Lisboa , Difel, s.d.
DELUMEAU, Jean - A Civilização do Renascimento, Lisboa, Ed. Estampa, 1984, 2 Vol.
TREVOR-ROPER, H.R. – Religiões, reforma e transformação social, Lisboa, Ed. presença, (1981)
DELUMEAU, Jean –Le Catholicisme entre Luther et Voltaire, Paris, PUF, (1971)
HALL, A. Rupert - A Revolução na Ciência. 1500-1700, Lisboa, Ed. 70, (1988)
MARAVALL, J.A.– La Cultura del Barroco, Barcelona, Ariel, (1983)
Bibliografia Complementar
Bibliografia a indicar ao longo das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teórico-práticas, com recurso a documentação de apoio, em ordem a suscitar o desenvolvimento de procedimentos de crítica de fontes, sistematização e análise de informação.
- Frequência lectiva considerada como factor central para acompanhamento dos objectivos propostos e acompanhamento dos conteúdos lectivos, que se querem construídos, mais do que teoricamente transmitidos.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
De acordo com o estatuído nas Normas de Avaliação da FLUP. Avaliação contínua sujeita a controlo de presenças com obrigatoriedade de 75% de frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com o estatuído nas Normas de Avaliação da FLUP.
- Na avaliação contínua, a prova presencial tem uma pondertação de 30% e o trabalho de investigação de 70%.
Provas e trabalhos especiais
A avaliação contínua é composta por uma prova presencial de desenvolvimento de um tema de opção, dentro das unidades programáticas, e por um trabalho de investigação incidente sobre fontes - documentais ou bibliográficas do período moderno.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com o estatuído nas Normas de Avaliação da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Português