Desenvolvimento e Ordenamento do Território
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEO |
70 |
Plano Oficial - LGEO |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Os objectivos são os seguintes:
- Compreender e integrar diferentes conceitos utilizados pelas teorias do Desenvolvimento e do Ordenamento do Território;
- Pesquisar, seleccionar e organizar um sistema de informação em torno de uma abordagem conceptual definida.
- Desenvolver as capacidades de pesquisa científica e de trabalho em grupo e o espírito crítico.
Programa
Introdução ao tema:
- Desenvolvimento
- Ordenamento territorial
Competitividade, conhecimento e inovação
- Globalização e competitividade territorial
- Produção e transferência de conhecimento
- “Clusters” e capital relacional
- Economias urbanas na geração de consumo e de economias de aglomeração
- “Regiões aprendentes” e “cidades criativas”
- Políticas de promoção da competitividade territorial
Processos de Metropolitização:
- Da “Escola de Chicago” à “Escola de Los Angeles”
- Processos de urbanização mundial e as cidades-regiões globais
- Reestruturação da forma urbana e o mosaico social multi-polar
- Neo-urbanismo e governância urbana
Equidade e sustentabilidade
- Desenvolvimento sustentável e as abordagens “bottom-up”
- Desenvolvimento endógeno
- Estado-Social para os territórios
- A equidade como valor intrínseco do desenvolvimento regional
Questões em torno do desenvolvimento e do ordenamento
- As hierarquias e as redes
- Os sistemas produtivos locais e as aglomerações de actividades e emprego
- O campo enquanto espaço produtivo e enquanto espaço simbólico
- Governabilidade, governância e regulação
- Eficácia e equidade territorial
Políticas Territoriais
1. As políticas regionais tradicionais
Políticas redistributivas, integrando a grande família das políticas keynesianas
2. Final dos anos 70 e na década de 80
Políticas schumpeterianas, centradas na promoção do empreendorismo, da inovação e da competitividade ao nível regional
3. A partir do início dos anos 90
Capacitação institucional, reforço do capital social e “empowerment” das comunidades locais e regionais
Bibliografia Principal
A Bibliografia é indicada ao longo das aulas, em função das temáticas do Programa.
Bibliografia Complementar
A Bibliografia é indicada ao longo das aulas, em função das temáticas do Programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas: aulas expositivas
Aulas Práticas: desenvolvimento de um ensino-aprendizagem, organizado em trabalhos de grupo e exposições orais dos alunos.
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Na componente prática, os alunos inscritos na avaliação contínua têm controlo de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Proposta para a avaliação contínua:
- teste final teórico vale 12 valores.
- avaliação contínua nas aulas práticas vale 8 valores.
Na avaliação contínua é exigida a presença dos alunos nas aulas práticas. A frequência às aulas constitui matéria de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor da FLUP
Melhoria de classificação
Em exame final.
Observações
Língua de Ensino: Português.