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Desenvolvimento e Ordenamento do Território

Código: FLUP0044     Sigla: DOT2

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 70 Plano Oficial - LGEO 2 2,5 5 -

Objetivos

Os objectivos são os seguintes:
- Compreender e integrar diferentes conceitos utilizados pelas teorias do Desenvolvimento e do Ordenamento do Território;
- Pesquisar, seleccionar e organizar um sistema de informação em torno de uma abordagem conceptual definida.
- Desenvolver as capacidades de pesquisa científica e de trabalho em grupo e o espírito crítico.

Programa

Introdução ao tema:
- Desenvolvimento
- Ordenamento territorial

Competitividade, conhecimento e inovação
- Globalização e competitividade territorial
- Produção e transferência de conhecimento
- “Clusters” e capital relacional
- Economias urbanas na geração de consumo e de economias de aglomeração
- “Regiões aprendentes” e “cidades criativas”
- Políticas de promoção da competitividade territorial

Processos de Metropolitização:
- Da “Escola de Chicago” à “Escola de Los Angeles”
- Processos de urbanização mundial e as cidades-regiões globais
- Reestruturação da forma urbana e o mosaico social multi-polar
- Neo-urbanismo e governância urbana

Equidade e sustentabilidade
- Desenvolvimento sustentável e as abordagens “bottom-up”
- Desenvolvimento endógeno
- Estado-Social para os territórios
- A equidade como valor intrínseco do desenvolvimento regional

Questões em torno do desenvolvimento e do ordenamento
- As hierarquias e as redes
- Os sistemas produtivos locais e as aglomerações de actividades e emprego
- O campo enquanto espaço produtivo e enquanto espaço simbólico
- Governabilidade, governância e regulação
- Eficácia e equidade territorial

Políticas Territoriais
1. As políticas regionais tradicionais
Políticas redistributivas, integrando a grande família das políticas keynesianas
2. Final dos anos 70 e na década de 80
Políticas schumpeterianas, centradas na promoção do empreendorismo, da inovação e da competitividade ao nível regional
3. A partir do início dos anos 90
Capacitação institucional, reforço do capital social e “empowerment” das comunidades locais e regionais





Bibliografia Principal

A Bibliografia é indicada ao longo das aulas, em função das temáticas do Programa.

Bibliografia Complementar

A Bibliografia é indicada ao longo das aulas, em função das temáticas do Programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas: aulas expositivas
Aulas Práticas: desenvolvimento de um ensino-aprendizagem, organizado em trabalhos de grupo e exposições orais dos alunos.

Software

não se aplica

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Na componente prática, os alunos inscritos na avaliação contínua têm controlo de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Proposta para a avaliação contínua:
- teste final teórico vale 12 valores.
- avaliação contínua nas aulas práticas vale 8 valores.
Na avaliação contínua é exigida a presença dos alunos nas aulas práticas. A frequência às aulas constitui matéria de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor da FLUP

Melhoria de classificação

Em exame final.

Observações

Língua de Ensino: Português.
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