Língua e Comunicação
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
- Reflectir sobre os valores formativo-cognitivo e afectivo da língua materna;
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.
Programa
Comunicação:
- Acto comunicativo – acto interactivo
- Componentes do acto comunicativo
- Factores condicionantes do acto comunicativo
- As funções da comunicação
- Material semiótico: verbal, paraverbal e não verbal
- Comunicação interlocutiva e monolocutiva
Comunicação e expressão oral:
- Especificidade do modo oral (co-presença dos interlocutores; forte dependência contextual; mobilização de diferentes tipos de elementos semióticos)
- Do discurso espontâneo ao discurso preparado
- Algumas técnicas de comunicação: o relato; a apresentação/exposição; o debate;
Comunicação e expressão escrita:
- Etapas do processo redaccional: planificação; textualização; revisão
- Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão
- Estrutura de alguns textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o comentário;
Texto e discurso:
- A multiplicidade e a funcionalidade dos géneros discursivos
- A heterogeneidade composicional dos textos
- Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa
Enunciação:
- Enunciado vs Frase
- a enunciação na língua – directa, diferida, relatada (discurso relatado – directo, directo livre, indirecto, indirecto livre, evocado, híbrido, narrativizado)
- modalização do discurso (modalização da enunciação e modalização do enunciado; subjectividade explícita/implícita; subjectividade avaliativa – quantitativa, qualitativa, axiológica; subjectividade lógica; subjectividade afectiva)
- registos de língua (cuidado, corrente, familiar, popular)
Sintaxe:
- frase simples (ordem directa, inversão, elipse)
- frase complexa (coordenação e subordinação)
- termos integrantes da oração
- verbos regulares e irregulares (tempos, modos, voz – seus valores)
- pontuação
Morfologia:
- palavra e morfema
- morfemas gramaticais e lexicais
- formação de palavras (composição e derivação – sufixação e prefixação)
Lexicologia:
- enriquecimento do léxico – conversão ou derivação imprópria, acronímia, sigla, abreviatura, amálgama, empréstimos, estrangeirismos, extensão metafórica
- relações lexicais – antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, holonímia, meronímia, polissemia.
Bibliografia Principal
ADAM, Jean-Michel, Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes, Nathan, 1999.
BITTI, Pio Ricci e ZANI, Bruna, A Comunicação como processo social, Editorial Estampa, 2ª edição, 1997, cap. 1 e
2.
CASALMIGLIA, H. e TUSÓN, A., Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso, Barcelona, Ariel Lingüística, 1999, cap. 2, 3, 5, 6, 8 e 9.
CUNHA, C. CINTRA, L., Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. Sá da Costa, 1984.
DUARTE, Inês – LÍNGUA PORTUGUESA - Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, 2000, cap. 3 e 4.
FIGUEIREDO, E. B. e FIGUEIREDO, O., Itinerário Gramatical: a gramática na língua e a língua no discurso, Porto, Porto Editora, 1998.
FIGUEIREDO, E. B. e FIGUEIREDO, O., Dicionário Prático para o Estudo do Português – Da Língua aos Discursos, Porto, Porto Editora, 2003.
VILELA, M., Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra, Almedina, 1999, 2ª ed.
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Não se aplica
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Percentagem a definir com os alunos
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português