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Língua e Comunicação

Código: FLUP0695     Sigla: LCO-EE

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EE 0 Plano Oficial - LEE 1 2,5 5 -
EELRI 41 Plano Oficial - LEELRI 1 2,5 5 -

Objetivos

- Reflectir sobre os valores formativo-cognitivo e afectivo da língua materna;
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Programa

Comunicação:
- Acto comunicativo – acto interactivo
- Componentes do acto comunicativo
- Factores condicionantes do acto comunicativo
- As funções da comunicação
- Material semiótico: verbal, paraverbal e não verbal
- Comunicação interlocutiva e monolocutiva

Comunicação e expressão oral:
- Especificidade do modo oral (co-presença dos interlocutores; forte dependência contextual; mobilização de diferentes tipos de elementos semióticos)
- Do discurso espontâneo ao discurso preparado
- Algumas técnicas de comunicação: o relato; a apresentação/exposição; o debate;

Comunicação e expressão escrita:
- Etapas do processo redaccional: planificação; textualização; revisão
- Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão
- Estrutura de alguns textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o comentário;

Texto e discurso:
- A multiplicidade e a funcionalidade dos géneros discursivos
- A heterogeneidade composicional dos textos
- Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa

Enunciação:
- Enunciado vs Frase
- a enunciação na língua – directa, diferida, relatada (discurso relatado – directo, directo livre, indirecto, indirecto livre, evocado, híbrido, narrativizado)
- modalização do discurso (modalização da enunciação e modalização do enunciado; subjectividade explícita/implícita; subjectividade avaliativa – quantitativa, qualitativa, axiológica; subjectividade lógica; subjectividade afectiva)
- registos de língua (cuidado, corrente, familiar, popular)

Sintaxe:
- frase simples (ordem directa, inversão, elipse)
- frase complexa (coordenação e subordinação)
- termos integrantes da oração
- verbos regulares e irregulares (tempos, modos, voz – seus valores)
- pontuação

Morfologia:
- palavra e morfema
- morfemas gramaticais e lexicais
- formação de palavras (composição e derivação – sufixação e prefixação)

Lexicologia:
- enriquecimento do léxico – conversão ou derivação imprópria, acronímia, sigla, abreviatura, amálgama, empréstimos, estrangeirismos, extensão metafórica
- relações lexicais – antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, holonímia, meronímia, polissemia.

Bibliografia Principal

ADAM, Jean-Michel, Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes, Nathan, 1999.
BITTI, Pio Ricci e ZANI, Bruna, A Comunicação como processo social, Editorial Estampa, 2ª edição, 1997, cap. 1 e
2.
CASALMIGLIA, H. e TUSÓN, A., Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso, Barcelona, Ariel Lingüística, 1999, cap. 2, 3, 5, 6, 8 e 9.
CUNHA, C. CINTRA, L., Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. Sá da Costa, 1984.
DUARTE, Inês – LÍNGUA PORTUGUESA - Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, 2000, cap. 3 e 4.
FIGUEIREDO, E. B. e FIGUEIREDO, O., Itinerário Gramatical: a gramática na língua e a língua no discurso, Porto, Porto Editora, 1998.
FIGUEIREDO, E. B. e FIGUEIREDO, O., Dicionário Prático para o Estudo do Português – Da Língua aos Discursos, Porto, Porto Editora, 2003.
VILELA, M., Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra, Almedina, 1999, 2ª ed.

Bibliografia Complementar

Não se aplica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Não se aplica

Software

Não se aplica

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Percentagem a definir com os alunos

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
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