Psicologia da Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Via Ensino - Psicologia |
OFICIAL |
Formação Educacional |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
3 |
Plano Oficial - LEAA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EFA |
1 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
3 |
Plano Oficial - LEFI 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
7 |
Plano Oficial - LEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
1 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
9 |
Plano Oficial - LEPE |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
9 |
Plano Oficial - LEPF |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
5 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
30 |
Plano Oficial - LFIL |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
GEO |
25 |
Plano Oficial - LGEO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
HIS |
31 |
Plano Oficial - LHIS |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
Objetivos
Nesta disciplina abordar-se-ão diversas temáticas relacionadas com algumas das principais teorias do desenvolvimento psicológico dos adolescentes, em particular com as que se relacionam mais de perto com a aprendizagem em contextos educativos. Analisar-se-á, igualmente, o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e o seu papel de profissional de educação em escolas autónomas. Serão equacionadas as implicações que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem desempenham no quadro de uma concepção contemporânea de Psicologia da Educação
• Introduzir a Psicologia da Educação como uma área central na formação inicial de professores;
• Abordar alguns dos autores, teorias e conceitos mais relevantes na Psicologia da Educação;
• Relacionar as abordagens apresentadas com os processos de ensino-aprendizagem que visam, de forma integrada e intencional, promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
Programa
1. Introdução à Psicologia da Educação
1.1. A emergência e a evolução da Psicologia da Educação;
1.2. A concepção contemporânea da Psicologia da Educação;
1.3. Psicologia da Educação e formação de professores.
2. Desenvolvimento psicológico e educação
2.1. O desenvolvimento psicológico como objectivo da educação;
2.2. O desenvolvimento cognitivo
2.2.1. A abordagem estrutural cognitiva, a abordagem do ciclo de vida, a abordagem contextualista e a abordagem psicométrica;
2.2.2. Introdução à teoria construtivista de Jean Piaget;
2.2.3. Conceitos fundamentais da teoria piagetiana;
2.2.4. Características do sistema de estádios do desenvolvimento cognitivo;
2.2.5. Implicações educativas da teoria de Jean Piaget: os métodos activos e construtivistas;
2.2.6. Introdução à teoria sócio-cultural de Lev Vygotsky;
2.2.7. Conceitos fundamentais da teoria de Vigotsky;
2.2.8. Implicações educativas da teoria de Lev Vygotsky.
2.4. O desenvolvimento moral
2.4.1. A abordagem psicanalítica, a abordagem sócio-cognitiva e a abordagem estrutural cognitiva;
2.4.2. Pressupostos da abordagem estrutural cognitiva;
2.4.3. Comportamento e raciocínio moral;
2.4.4. O desenvolvimento moral segundo Jean Piaget;
2.4.5. Introdução à teoria de Lawrence Kohlberg;
2.4.6. Níveis e estádios de desenvolvimento moral;
2.4.7. Implicações educativas da teoria do desenvolvimento moral: estratégias de promoção do desenvolvimento moral;
2.4.8. Limitações e controvérsias da teoria de Lawrence Kohlberg
2.4.8.1. Raridade do nível pós-convencional e diferenças culturais no raciocínio moral;
2.4.8.2. Orientação para o cuidado: a teoria de Carol Gilligan.
2.5. Necessidades educativas especiais
2.5.1. Caracterização;
2.5.2. Implicações educativas.
2.6. Currículo e desenvolvimento
2.6.1. Currículo e promoção do desenvolvimento psicológico: problemática e estratégias de intervenção;
2.6.2. Desenvolvimento de competências versus aquisição de saberes nos sistemas educativos e formativos.
3. O professor
3.1. Desenvolvimento pessoal e profissional dos professores;
3.2. Desenvolvimento do auto-conhecimento e da prática reflexiva dos professores;
3.3. Atitudes e representações dos professores face à educação: implicações para a prática pedagógica;
3.4. A reconfiguração do papel do professor na educação contemporânea.
4. A escola
4.1. A escola como espaço organizacional;
4.2. Estatutos e papéis dos actores educativos;
4.3. Clima organizacional e participação nas organizações escolares;
4.4. As escolas e a qualidade do processo educativo;
4.5. Escola e disciplina.
Bibliografia Principal
Azevedo, J. (2001). Avenidas da liberdade: Reflexões de política educativa (3ª Ed.). Porto: Asa.
Campos, B. P. (2002). Políticas de formação de profissionais de ensino em escolas autónomas.
Porto: Afrontamento.
Campos, B. P. (1990) (Coordenador), Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens
(Vols.I e II). Lisboa: Universidade Aberta.
Coll, C., Martín, E., Mauri, T., Miras, M., Onrubia, J., Solé, I., & Zabala, A. (2001). O
construtivismo na sala de aula. Porto: Asa.
Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (1995) (Coordenadores). Desenvolvimento psicológico e
educação (Vol. 1 e 2). Porto Alegre: Artes Médicas.
Fosnot, C. T. (1999). Construtivismo e educação: Teoria, perspectivas e prática. Lisboa: Instituto
Piaget.
Gilligan, C. (1997). Teoria psicológica e desenvolvimento da mulher. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Lourenço, O. (2002). Psicologia do desenvolvimento cognitivo: Teoria, dados e implicações (2ª
Ed.). Coimbra: Almedina.
Lourenço, O. (2002). Desenvolvimento sócio-moral. Lisboa: Universidade Aberta.
Lourenço, O. (1998). Psicologia do desenvolvimento moral: Teoria, dados e implicações (2ª
Ed.). Coimbra: Almedina.
Marlowe, B. A. (1998). Creating and sustaining the constructivist classroom. Thousand Oaks:
Corwin Press.
Menezes, I. (1999). Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social. Porto: Asa.
Miller, P. H. (1993). Theories of developmental psychology (3 ª Ed.). New York: W. H. Freeman.
Moll, L. C. (Editor) (1990). Vygotsky and education: Instructional implications and applications
of sociohistorical psychology. Cambridge: Cambridge University Press.
Nóvoa, A. (1992). As organizações escolares em análise. Lisboa. Publicações D. Quixote.
Pacheco, J. A., & Flores, M. A. (1999). Formação e avaliação de professores. Porto: Porto
Editora.
Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Asa.
Piaget, J. (1999). Pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget.
Piaget, J. (1969). Psychologie et pédagogie. Paris: Denoël/Gonthier.
Pinto, C. A. (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.
Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Vygotsky, L. S. (2001). Pensamento e linguagem (Vol. I). V. N. de Gaia: Estratégias Criativas.
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas com recurso a metodologias interactivas. Nas aulas práticas serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para pequenos trabalhos em grupo.
Software
Não aplicável.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Aplicável no caso de o aluno obter uma nota de exame de 8 ou 9 valores, situação que implicará a realização de um exame oral.
Provas e trabalhos especiais
Em situações excepcionais os alunos poderão realizar um trabalho sobre um tema a acordar com o docente responsável pela disciplina como substituição da avaliação por exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Através de exame na época de recurso.
Observações
As aulas serão leccionadas em português.