Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0552

Linguística Alemã I

Código: FLUP0552     Sigla: LIGAL1

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EA 5 Plano Oficial - LEA 2 2,5 5 -
EFA 2 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 2 2,5 5 -
3
4
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EIA 38 Plano Oficial - LEIA 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEIA 2003/2004 3 2,5 5 -
EPA 1 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 2,5 5 -
3
Plano Oficial - LEPA 2 2,5 5 -
3
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
3
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
3
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -

Objetivos

Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão representa um instrumental importante para o ensino de línguas.

Programa

1. Grundlagen der Phonetik
1.1 Aufgaben der Phonetik
1.2 Lautproduktion
1.2.1 Die menschlichen Sprechorgane
1.2.2 Anregung des Sprachsignals
1.2.3 Signalformung – Artikulation
1.2.4 Stimmhafte und stimmlose Laute

2 Deskriptive Phonetik
2.1 Klassifikation der Konsonanten
2.2 Klassifikation der Vokale
2.3 Das Internationale Phonetische Alphabet – IPA

3. Phonologie
3.1 Strukturalismus und Prager Schule
3.1.1 Das Phonem
3.1.2 Das Allophon
3.1.3 Das Phon
3.2 Laute der deutschen Sprache
3.2.1 Konsonanten
3.2.2 Vokale
3.2.3 Vergleich der phonetischen Systeme des Deutschen und des Portugiesischen
3.3 Aussprache und Transkriptionsübungen

4. Prosodie
4.1 Intonation verschiedener Satzarten
4.2 Akzentsetzung
4.3 Rtythmus
4.4 Prosodie und Emotionalität in der Interaktion


Anmerkung: Dieser Fach besteht aus theoretischen und praktischen Unterrichtseinheiten. Es wird einen grossen Wert darauf gelegt, dass die Studenten sich aktiv am Unterricht beteiligen.

Bibliografia Principal

Bibliographie:

GÖBEL, Heinz / GRAFFMANN, Heinrich / HEUMANN, Eckhard (1986) Ausspracheschulung Deutsch. Internationes.

STOCK, Eberhard / HIRSCHFELD, Ursula (1996) Phonothek. Deutsch als Fremdsprache. Leipzig: Langenscheidt.

Bibliografia Complementar

Não se aplica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point. Os textos podem ser adquiridos na oficina gráfica ou através da internet. Nas aulas práticas, recorre-se a cassetes áudio com exercícios de percepção e de produção de palavras alemãs.

Software

power-point

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

classificação positiva no teste e nos exercícios das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

avaliação contínua: nota do teste e das notas atribuídas a exercícios de articulação e de transcrição de sons do alemão.

Provas e trabalhos especiais

exercícios de articulação e de transcrição de sons do alemão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com as normas em vigor

Melhoria de classificação

de acordo com as normas em vigor

Observações

língua de ensino: alemão
Recomendar Página Voltar ao Topo