Língua e Cultura Neerlandesa II
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EA |
6 |
Plano Oficial - LEA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EELRI |
24 |
Plano Oficial - LEELRI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFA |
22 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
19 |
Plano Oficial - LEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
10 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano Oficial - LEPA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Visa-se em fundamentalmente um domínio prático da língua neerlandesa. Grande importância será dada à capacidade comunicativa. Pretende-se, dar uma panorâmica histórica e actual da cultura holandesa e flamenga.
Programa
LÍNGUA
Visa-se em primeiro lugar um domínio prático da língua. Grande importância será dada à capacidade comunicativa, quer oral quer escrita.
O estudo da gramática limitar-se-á às exigências estabelecidas pela Nederlandse Taalunie para o nível elementar (Elementaire Kennis). No segundo semestre estudar-se-á a formação do diminutivo, a negação, as preposições, o imperativo, o futuro, o gerúndio e o condicional.
CULTURA
Introdução à história da língua neerlandesa, na Europa (Países Baixos e Flandres) e fora da Europa (Suriname, Antilhas, África do Sul). Uma panorâmica cultural actual dos Países Baixos e da Flandres.
Bibliografia Principal
BAKKER, E., Geschiedenis van Suriname, Zuthpen: Walburg Pers, 1998.
BOSSIER, W. / MIRALDINA, B., Prisma woordenboek Nederlands-Portugees; Portugees-Nederlands, Utrecht: Het Spectrum, 2002.
DEVOS, R. / FRATER, H., Vanzelfsprekend, Amersfoort: Acco, 1996.
DEWULF, J., Gramática da Língua Neerlandesa, Porto: Livraria da FLUP, 2004.
HAM, E., Help! Een cursus Nederlands voor anderstaligen, Utrecht: ncb, 1998.
JANSSENS, G. / VANNISSELROY, H. J., Retour Amsterdam-Brussel: Nederland en Vlaanderen in thema’s, Groningen: Wolters-Noordhoff, 1990.
KOSSMANN-PUTTO, J.A. / KOSSMANN, E.H., The Low Countries, Rekkem: Ons Erfdeel, 1995.
PIETERSE, J. N., Globalization and Culture, Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2003.
SPARKS, A., De kust van de Goede Hoop: De geschiedenis van Zuid-Afrika, Amsterdam: Anthos, 1990.
VANDEPUTTE, O. / CRESPO FABIÃO, L., O neerlandês - Língua de vinte milhões de holandeses e flamengos, Rekkem: Ons Erfdeel, 1993.
Bibliografia Complementar
Será indicada ao longo do ano lectivo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aulas teórico-práticas
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Positiva obtida pela média dos vários componentes de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
75%: testes escritos
25%: trabalhos de casa, empenho nas aulas
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
de acordo com as regras em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: neerlandês e português