Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0136

Cultura Clássica I

Código: FLUP0136     Sigla: CULCL1

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HA 68 Plano Oficial - LHA 1 2,5 5 -

Objetivos

Nesta disciplina procura fazer-se compreender ao aluno como a cultura grega é a matriz da cultura ocidental; para isso serão analisadas as obras de Homero e Hesíodo, o nascimento e a evolução da Tragédia. Será também tido como ponto relevante o entendimento da cultura clássica como base para a compreensão da História da Arte.

Programa

1. Introdução. A importância da cultura clássica para a História da Arte

2. A polis em Platão e Aristóteles

3. A Ática e Atenas segundo Pansânias

4. Os poemas homéricos – a realidade e a ficção: contributos para a sua leitura

5. Hesíodo: Os Trabalhos e os Dias; a Teogonia

6. A mitologia grega: deuses e heróis

7. Os Santuários: o sagrado e arte

8. A tragédia e a sua origem: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes e a sua visão do Homem

9. A comédia e Aristófanes: a mudança dos tempos

10. O espírito apolíneo e o espírito dionisíaco: sua expressão na arte

Bibliografia Principal

ARISTÓTELES- Tratado de Política, Lisboa: Publicações Europa-América, 1977
ÉSQUILO- Théâtre complet, Paris; Garnier-Flammarion, 1964
EURÍPEDES- Tragédies, Paris: Gallimard, 1968
FRAZE, James G.- Sur les Traces de Pausanias, Paris: Société d l’édition «Les Belles Lettres», 1965
HESÍODO- Los trabajos y los dias, Madrid: Aguilar, 1973
KNAUSS, Bernhard- La Polis. Individuo y Estado en la Grecia Antigua, Madrid: Aguilar, 1967
LESKY, Albin- La tragedia griega, Barcelona: Editorial Labor, 1970
PLATÃO- Obras Completas, Madrid: Aguilar, 1979
ROMILLY- Jacqueline de, La tragédie grecque, Paris: PUF, 1970
SOFOCLES- Théâtre complet de Sophocle, Paris: Garnier-Flammarion, 1964

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo e interactivo.

Software

Nada a indicar.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

De acordo com as Normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota quantitativa obtida no teste final.

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as Normas em vigor.

Observações

Língua portuguesa.
Recomendar Página Voltar ao Topo