História da Grécia Antiga
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HA |
62 |
Plano Oficial - LHA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Conhecer a realidade mediterrânica durante o I milénio a.C
Avaliar o contributo de Cretenses e Micéneos para o desenvolvimento da Civilização Grega.
Explicar a formação da
polis grega.
Distinguir entre a
de Esparta e a de Atenas.
Enumerar as diversas etapas do pensamento político ateniense.
Compreender o conceito de democracia em Atenas.
Avaliar o contributo grego para a estruturação da cultura europeia.Programa
1. Os gregos micénicos
2. O mundo Homérico
3. A formação das "Polis"
4. Transformações económicas e sociais
5. Alargamento da Hélade: colonização
6. A "revolução" hoplítica
7. Legisladores e tiranos
8. As reformas de Clístenes
9. As instituições políticas das "polis" gregas
10. O século de Péricles
11. As "polis" gregas e os problemas económicos
12. Atenas "escola da Grécia"
13. Imperialismo e tributos
14. Federações de cidades
15. O mundo helenístico
16. A religião grega
Bibliografia Principal
1- Fontes
- Aristofanes, As Vespas, Clássicos Inquérito, nº 6, Lisboa.
- Eurípides, As Bacantes, Clássicos Inquérito, nº 5, Lisboa.
- Eurípides, As Troianas, Clássicos Gregos e Latinos, Edições 70, Lisboa, 1996.
- Sófocles, Édipo Rei, Clássicos Inquérito, nº 6, Lisboa.
- Tucídides, História da Guerra do Peloponeso, Editora Universidade de Brasília, HUCITEC Editora, São Paulo, 1982.
2- Bibliografia geral
AUSTIN, Michel, NAQUET, Pierre Vidal, Economia e Sociedade na Grécia Antiga, Ed. 70, Lisboa, 1986.
BLÁZQUEZ, José Maria; MARTÍNEZ-PINNA, Jorge; MONTERO, Santiago, Historia de las Religiones Antiguas, Catedra, Madrid, 1993.
BURKERT, Walter, Mito e Mitologia, Ed. 70, Lisboa, 1991.
CANTARELLA, Eva, Los suplicios capitales en Grecia y Roma, Akal Universitaria, Madrid, 1991.
FERREIRA, José Ribeiro, Hélade e Helenos, Coimbra, 1983.
FERREIRA, José Ribeiro, Orla Marítima. Avieno, Textos Clássicos, nº 23, INIC, Coimbra, 1992.
FESTUGIÈRE, André J. et alii, Grécia e Mito, Gradiva, Lisboa, 1988.
FINLEY, Moses I., O Mundo de Ulisses, Ed. Presença, Lisboa, 1982.
GRIMAL, Pierre, Dicionário de Mitologia Grega e Romana, Difel, Lisboa, 1992.
LÉVÊQUE, Pierre, Le monde hellénistique, Livr. Armand Colin, Paris, 1969.
MOSSÉ, Claude, A Grécia Arcaica de Homero a Ésquilo, Ed. 70, Lisboa, 1989.
MOSSÉ, Claude, Histoire d'une démocracie: Athènes, Éd. du Seuil, Paris, 1971.
MOSSÉ, Claude, As Instituições Gregas, Ed. 70, Lisboa, 1985.
MOSSÉ, Claude; SCHNAPP-GOURBEILLON, Annie, Síntese de História Grega, Ed. ASA, Porto,1994.
S. RUIPÉREZ, Martin; MELENA, José Luis, Los griegos micenicos, Historia 16, nº 26, MAdrid, 90.
PEREIRA, Maria H. da Rocha, Hélade, Coimbra, 1971.
PLACIDO, Domingo, La Sociedad Ateniense, Ed. Critica, Barcelona, 1997.
POMEROY, Sara B., Diosas, rameras, esposas y esclavas, Akal Univers., Madrid,1990.
SISSA, Giulia; DETIENNE, Marcel, Os Deuses da Grécia, Ed. Presença, Lisboa, 1991.
VEYNE, Paul, Acreditaram os Gregos nos seus Mitos?, Ed. 70. Lisboa, 1987.
VIDAL-NAQUET, Pierre, A democracia grega, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1993.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e interactivo.Software
Nada a indicar.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas em vigor.Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final.Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas em vigor.Melhoria de classificação
De acordo com as Normas em vigor.Observações
Língua de ensino: Português.