Arqueologia Clássica II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Conhecer as técnicas construtivas romanas.
Explicar o urbanismo romano.
Distinguir entre aglomerações urbanas e rurais.
Definir
villa,
aedificia,
fassum,
vicus.
Perceber o significado do forum.
Avaliar a importância do templo e da basílica na cultura romana.
Compreender a importância da Nação Romana no desenvolvimento do Império.
Avaliar o impacto da mineração na economia romana.
Distinguir uma ponte romana de outras.
Compreender os métodos da pontística romana.
Programa
1. Viação Romana
1.1 Os textos literários
1.2 Os itinerários
1.3 Fontes medievais e modernas
1.4 Fontes toponímicas
1.5 Características das vias romanas
1.6 A hierarquia das vias
1.7 Obras de arte: as pontes
1.8 Viação romana na Península Ibérica
1.9 A viação romana em Portugal
2. Cerâmica Romana: as lucernas
2.1 História da investigação
2.2 Características tecnológicas
2.3 Tipologias
2.4 Iconografia
2.5 Cronologia
2.6 Função da lucerna
2.7 Marcas de oficina
2.8 Comercialização/ difusão
Bibliografia Principal
1. Viação Romana:
ADAM, J. – La Construction Romaine, Paris, 1994
CHEVALLIER, R. – Les Voies Romaines, Picard, 1997
CUNTZ, O. – Itineraria romana, I, Leipzig, 1990, 2.ª ed.
FERNANDEZ CASADO, C. – Historia del puente en España, Madrid, 1980
FUSTIER, P. – La Route. Voies antiques. Chemins anciens. Chaussés modernes, Paris, 1968
GAZZOLA, P. – Pnti romani, Florence, 1963
LAGRANGE, F. – La concepcion des ponts, Caesarodunum, 1982
O’CONNOR, C. – Roman Bridges, Cambridge, 1993
RABANAL ALONSO, M.A. – La red viaria en la Hispania romana, Zaragoza, 1990
RABANAL ALONSO, M.A. – Enlaces viarios romanos entre España e Portugal, Hispania Antigua, XVI, 1992
QUILICI, L. – La tecnica do construzione stradale in età romana, in La strade nelle Marche I, Ancône, 1987
ROLDAN HERVAS, J.M. – Itineraria Hispana, Valladolid, 1975
Vários – Simposio sobre la red viaria en la Hispania romana, Zaragoza, 1990
2. Cerâmicas Romanas: as lucernas
ALARCÃO, J. et alii – Fouilles de Conimbriga, Vol. VI, Céramiques diverses et verres, Paris, 1976
ALMEIDA, J.M. Ferreira de – Introdução ao estudo das lucernas em Portugal, in Arqueólogo Português, Série 2, 1, Lisboa, 1958
AMARE TAFALLA, M.T. – Lucernas Romanas de Bilbilis, Institución Fernando el catolico, Zaragoza, 1984
AMARE TAFALLA, M.T. – Lucernas Romanas, Universidade de Zaragoza, 1987
AMARE TAFALLA, M.T. et alii – Representaciones arquitectonicas en lucernas romanas, Leon, 1994
BALIL, A. – Marcas de ceramistas en lucernas romanas halladas en España, Archivo Español de Arqueologia, Vol. 41, Madrid, 1968
BAILEY, D.M. – Greek and Roman Pottery Lamps, London, 1972
BARBERA, Mariarosaria et alii – La lucerne tardo-antiche di produzione africana, Museo Nazionale Romano, Roma, 1993
BONNET, Jacqueline – Lampes cerámiques signées, DAF, n.º 13, Paris, 1988
DENEAUVE, J. – Lampes de Carthage, Paris, 1969
FICH, Cleo Rickman et alii – Cosa: the lamps, Univ. of Michigan Press, Michigan, 1994
HARRIS, W.V. – Roman terracotta lamps: the organization of an industries, in Journal of Roman Studies, Vol. LXX, London, 1980
LUZÓN NOGUE, J.M. – Lucernas mineras de Rio Tinto, in Archivo Español de Arqueologia, Vol. XL, 115-116, Madrid, 1967
MAIA, Maria Garcia Pereira; MAIA, Manuel – Lucernas de Santa Bárbara, Castro Verde, 1997
MORILLO CERDAN, A. – Una producción de lucernas en la Peninsula Ibérica: el taller militar de Herrera de Pisuerga, Palencia, España, in Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 33, Porto, 1993
SZENTLÉLEKY, Tihamér – Ancient Lamps, Amsterdam, 1969
VEGAS, M. – Motivos decorativos en lucernas de disco romanas: sus antecedentes y paralelos, in Pyrenae, 2, Barcelona, 1966
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e interactivo.
Software
Nada a indicar.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota dos trabalhos apresentados (avaliação contínua) ou nota do exame final (avaliação final).
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as Normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: Português.