Proto-História Europeia
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Definição do quadro arqueológico e histórico relativo às culturas proto-históricas europeias e à problemática da indo-europeização e da questão céltica, na perspectiva do entendimento desse legado.
designadamente quanto aos seguintes aspectos:
1- Mundo rural e proto-urbanização.
2- Economia e sociedade.
3- Etnicidade e territorialidade da Europa das regiões.
Programa
1. Introdução.
1.1 Problemática geral e historiografia.
1.2 Proto-história e metodologia.
2. Etnias e culturas da Europa proto-histórica.
2.1 Questões de etnogeografia e etnogénese: O problema indo-europeu e os fundamentos do povoamento céltico.
2.2 O Bronze Final e a Idade do Ferro na Europa.
3. Conclusão.
Bibliografia Principal
Audouze, F.-Buchsenschutz, O. (1989), Villes, villages et campagnes de l’ Europe celtique, Paris, Hachette.
Collis, J. (1989), La edad del Hierro en Europa, Barcelona, Labor (trad. castelhana com addenda; original, 1984).
Cunliffe, B. (1997), The ancient Celts, Oxford-Mew York, Oxford University Press.
Déchelette, J. (1987/89), Manuel d’archéologie préhistorique et celtique, 2. L’Âge du Bronze (1987); 3. Premier Âge du Fer ou époque de Hallstatt (1987); 4. Second Âge du Fer ou époque de la Tène (1989), Paris, Picard (reimp. 2.ª ed. 1927/28).
Dumézil, G. (1968-1973), Mythes et épopée. L’idéologie des trois fonctions dans les épopées des peuples indo-européens, Paris, Gallimard, 3 vol. (reed., 1974 e 1981).
Fichtl, S. (2000), La ville celtique (Les oppida de 150 av. J.C. à 15 ap. J. C.), Paris, ed. Errance.
Kruta, V. (1979), Les Celtes, Paris, PUF (Que sais-je?), (trad. castelhana, com addenda: Los celtas, Madrid, Edaf, 1977.
Kruta, V. (2000), Les Celtes. Histoire et Dictionnaire, Paris, Edit. Robert Laffont.
Millotte, J.P., (1970), Précis de protohistoire européenne, Paris, Armand Colin (U2).
Moscati, S., coord. (1991), Les celtes, Milan, Bompiani.
Renfrew, C. (1988), Archaeology and language: The puzzle of Indo-European origins, New York, Cambridge University Press.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos conteúdos programáticos com recurso a meios audiovisuais combinados com a realização, acompanhada, de trabalhos temáticos sobre aspectos essenciais da Proto-história Europeia (Arqueologia, Linguística, Economia, Ergologia, Sociedade, Religião).
Software
Nada a indicar.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Presença mínima obrigatória nas aulas de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade e participação activa nas aulas 4/20.
Teste de avaliação contínua 12/20.
Realização de Trabalho temático 4/20.
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as Normas em vigor.
Observações
Língua de Ensino: Português.