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História e Teoria da Arqueologia II

Código: FLUP0115     Sigla: HTARQ2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQ 50 Plano Oficial - LARQ 1 2,5 6 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 6 -

Objetivos

Perspectivas da arqueologia nas últimas décadas do século XX e nos inícios do século XXI.

Programa

0. As arqueologias pós-processuais e cognitivas. Os grandes problemas actuais da interpretação arqueológica.
Nota: este é o tema central da cadeira, exigindo do aluno a uma leitura constante de textos e intervenção nas aulas, se desejar tirar verdadeiro partido da mesma cadeira.

1. Outros tópicos
1.1 A arqueologia em Portugal: os primórdios; o arranque da arqueologia como ciência (fim do séc. XIX); os anacronismos do período autoritário; a tentativa de superação do atraso - dos anos 80 até ao presente.

1. 2. Arqueologia e cidadania: a arqueologia e o público; a arqueologia e a administração do património; a arqueologia e o ordenamento do território; legislação e práticas.

Bibliografia Principal

ALARCÃO, Jorge de & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (1997), Pensar a Arqueologia, Hoje, Porto, S.P.A.E.
ALARCÃO, Jorge de et al (coords.), (2000), Arqueologia Peninsular. História, Teoria e Prática, Porto, ADECAP, "Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular", vol. 1.
COSTA, Alexandre Alves, SCHMIDT, Luísa & JORGE, Vítor Oliveira (2001) (Coord.), Ambiente, Cultura e Desenvolvimento, Porto, ADECAP.
HODDER, Ian (1988), Interpretación en Arqueología, Barcelona, Ed. Crítica.
* HODDER, Ian (1999), The Archaeological Process. An Introduction, Oxford, Blackwell Publishers.
JOHNSON, Matthew (2000), Teoria Arqueológica. Una introducción, Barcelos, ed. Ariel.
JORGE, Vítor Oliveira (2000), Arqueologia, Património e Cultura, Lisboa, Instituto Piaget.
JORGE, Vítor Oliveira Jorge (coord.) (2000), O Património e os Media, Porto, SPAE.
- Jorge, Vitor Oliveira (2003), Olhar o Mundo Como Arqueólogo, Coimbra, Quarteto Ed.
- idem, A Irrequietude das Pedras (2003), Porto, Ed. Afrontamento.
* RENFREW, Colin & Bahn, Paul (1993), Arqueología. Teorías, Métodos y Práctica, Madrid, Ediciones Akal (caps. 1 e 12) (há 3ª ed. inglesa de 2000, Londres, Thames & Hudson, Ltd).
TORRES, Cláudio & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (1998), A Arqueologia e os Outros Patrimónios, Porto, ADECAP.
WHITLEY, David S. (1998), Reader in Archaeological Theory. Post- Processual and Cognitive Approaches, Londres & Nova Iorque, Routledge.

* Sendo estas obras absolutamente indispensáveis, devem os alunos requisitá-las com antecedência numa boa livraria. Aconselha-se, do manual de Renfrew/Bahn, a 3ª edição inglesa.

Bibliografia Complementar

Serão editados também textos de apoio pela Oficina Gráfica da FLUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aula expositiva; leitura e interpretação de textos; debate com os alunos e resolução de dúvidas. Incentivos à leitura e à problematização.

Software

Nada a indicar.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

De acordo com as Normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Conteúdo da prova escrita final, cotejado com a qualidade das intervenções do aluno na aula, sempre que possível.

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as Normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: português, embora possam ser discutidos e eventualmente traduzidos textos de autores de outras línguas.
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