História e Teoria da Arqueologia II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Perspectivas da arqueologia nas últimas décadas do século XX e nos inícios do século XXI.
Programa
0. As arqueologias pós-processuais e cognitivas. Os grandes problemas actuais da interpretação arqueológica.
Nota: este é o tema central da cadeira, exigindo do aluno a uma leitura constante de textos e intervenção nas aulas, se desejar tirar verdadeiro partido da mesma cadeira.
1. Outros tópicos
1.1 A arqueologia em Portugal: os primórdios; o arranque da arqueologia como ciência (fim do séc. XIX); os anacronismos do período autoritário; a tentativa de superação do atraso - dos anos 80 até ao presente.
1. 2. Arqueologia e cidadania: a arqueologia e o público; a arqueologia e a administração do património; a arqueologia e o ordenamento do território; legislação e práticas.
Bibliografia Principal
ALARCÃO, Jorge de & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (1997), Pensar a Arqueologia, Hoje, Porto, S.P.A.E.
ALARCÃO, Jorge de et al (coords.), (2000), Arqueologia Peninsular. História, Teoria e Prática, Porto, ADECAP, "Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular", vol. 1.
COSTA, Alexandre Alves, SCHMIDT, Luísa & JORGE, Vítor Oliveira (2001) (Coord.), Ambiente, Cultura e Desenvolvimento, Porto, ADECAP.
HODDER, Ian (1988), Interpretación en Arqueología, Barcelona, Ed. Crítica.
* HODDER, Ian (1999), The Archaeological Process. An Introduction, Oxford, Blackwell Publishers.
JOHNSON, Matthew (2000), Teoria Arqueológica. Una introducción, Barcelos, ed. Ariel.
JORGE, Vítor Oliveira (2000), Arqueologia, Património e Cultura, Lisboa, Instituto Piaget.
JORGE, Vítor Oliveira Jorge (coord.) (2000), O Património e os Media, Porto, SPAE.
- Jorge, Vitor Oliveira (2003), Olhar o Mundo Como Arqueólogo, Coimbra, Quarteto Ed.
- idem, A Irrequietude das Pedras (2003), Porto, Ed. Afrontamento.
* RENFREW, Colin & Bahn, Paul (1993), Arqueología. Teorías, Métodos y Práctica, Madrid, Ediciones Akal (caps. 1 e 12) (há 3ª ed. inglesa de 2000, Londres, Thames & Hudson, Ltd).
TORRES, Cláudio & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (1998), A Arqueologia e os Outros Patrimónios, Porto, ADECAP.
WHITLEY, David S. (1998), Reader in Archaeological Theory. Post- Processual and Cognitive Approaches, Londres & Nova Iorque, Routledge.
* Sendo estas obras absolutamente indispensáveis, devem os alunos requisitá-las com antecedência numa boa livraria. Aconselha-se, do manual de Renfrew/Bahn, a 3ª edição inglesa.
Bibliografia Complementar
Serão editados também textos de apoio pela Oficina Gráfica da FLUP.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aula expositiva; leitura e interpretação de textos; debate com os alunos e resolução de dúvidas. Incentivos à leitura e à problematização.
Software
Nada a indicar.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Conteúdo da prova escrita final, cotejado com a qualidade das intervenções do aluno na aula, sempre que possível.
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as Normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português, embora possam ser discutidos e eventualmente traduzidos textos de autores de outras línguas.