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Metodologia de Campo I

Código: FLUP0112     Sigla: METCA1

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQ 109 Plano Oficial - LARQ 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -

Objetivos

Dar formação no âmbito da prospecção arqueológica, preparando os alunos para o uso de métodos e técnicas de reconhecimento e de registo dos diferentes tipos de património arqueológico.
Dar a conhecer os objectivos da prospecção tanto no campo da investigação propriamente dita, como no planeamento regional, obras de impacte, etc.
Adequar o programa de modo a que os alunos sejam capazes de elaborar uma Prospecção arqueológica numa pequena região, e produzam um relatório adequado à situação em causa.

Programa

Prospecção Arqueológica

I. Objectivos da prospecção arqueológica

II. Como elaborar e desenvolver um projecto de prospecção arqueológica
1. Apresentação de exemplos relativos a "situações-tipo" em que se desenvolvem aqueles projectos: Cartas Arqueológicas concelhias e/ou regionais que pretendem abarcar todos os períodos cronológicos e culturais ( normalmente destinadas ao planeamento do Ordenamento do Território) ; Cartas de Ocupação Humana relativas a um período cronológico e cultural específico; Prospecção arqueológica em áreas previamente definidas no âmbito de grandes obras ( estradas, barragens, etc.) e avaliação quantitativa e qualitativa da informação recolhida; prospecção de áreas actualmente submersas, etc.
2. Em função de cada "situação-tipo" de que se dá alguns exemplos em II.1, será indicada:
2.1. A estratégia e a metodologia da avaliação da documentação pré-existente — colecções de artefactos e/ou de amostras; registos de variados tipos, ainda que alguns tenham sido realizados com finalidades distintas das da Arqueologia ( como documentos históricos e/ou jurídicos relativos a eventos do Passado, recolhas toponímicas, lendas, relatórios de florestação), etc.
2.2. A metodologia de avaliação da informação cartográfica ( manipulação de Cartografia de variada índole em diversas escalas) e da fotografia aérea
2.3. Os critérios de elaboração de uma ou mais fichas-tipo que respondam aos objectivos pretendidos : definição dos items, da terminologia, do tipo de documentação gráfica, etc.
2.4. A definição das estratégias de prospecção no terreno — "prospecção total", sistemática ou não sistemática; prospecção sistemática por amostragem probabilística; outras variantes.
2.5. A definição dos métodos de prospecção—prospecção directa, no terreno; fotografia aérea realizada com esta finalidade; prospecção magnética e electromagnética; prospecção geoquímica; prospecção radioactiva e prospecção térmica—, e tratamento do registo obtido.
3.1. As formas de sistematização da informação recolhida e da avaliação quantitativa e qualitativa dos resultados.
3.2. A elaboração dum Relatório

Nota: Incentivar-se-ão os alunos a elaborar e desenvolver pequenos projectos de prospecção, cujo resultado será apresentado sob a forma dum Relatório.

Bibliografia Principal

RENFREW, C. e BAHN, P. (1991), Archaeology. Theories, Methods and Pratice, Thames and Hudson ed.;
CARANDINI, A. (1997), Historias en la Tierra. Manual de Excavación Arqueológica, Ed. Crítica;
HARRIS, E.C. (1991), Princípios de Estratigrafia Arqueológica, Ed. Crítica.

Outras obras serão indicadas no decurso das aulas; Serão ainda distribuidos Textos de apoio.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo e interactivo.

Software

Nada a indicar.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Ver 3b).

Fórmula de cálculo da classificação final

Consiste na avaliação do trabalho escrito

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas em vigor.

Melhoria de classificação

É realizada com novo trabalho escrito.

Observações

Língua de ensino: Português.
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