Literacia e Comunicação Visual
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MECC |
68 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer a linguagem da comunicação visual, os seus elementos e técnicas. Ser capaz de aplicar a literacia e a
comunicação visual a ideias para projetos, comunicando de forma mais efetiva através de imagens. Reconhecer a literacia visual como a base da aprendizagem e construção atual do conhecimento. Compreender o papel da literacia e da comunicação visual na criação de mensagens de caráter visual.
Entender a literacia visual como a capacidade de compreender o que é apresentado usando signos, símbolos, ícones e cores, no contexto das Ciências da ComuicaçãoResultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos procuram desenvolver uma compreensão, quer ao nível prático quer teórico da Literacia e Comunicação Visual. Nesse sentido são abordados os conceitos de Literacia e comunicação visual; os elementos básicos da comunicação visual e a cor; a imagem e a sua relação com o texto e a realidade para que remete. Os assuntos abordados procuram reforçar os conhecimentos ao nível da linguagem gráfica e dos seus elementos, dotando os estudantes de autonomia e ferramentas para refletir sobre as principais funções da literacia e da comunicação visual.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Apresentação teórica e expositiva dos conteúdos programáticos, acompanhada de projeção e comentário recorrendo a material audiovisual. Orientação, discussão e análise das propostas de trabalho desenvolvidas pelos estudantes no âmbito temático da disciplina.
Avaliação distribuída sem exame final:
Realização de exercícios sobre Literacia e Comunicação Visual, e de um projeto final com entregas intercalares (50% + 50%=100%) em grupo, com o objetivo de criar pequenas comunidades de aprendizagem que interajam e partilhem as suas competências principais.Bibliografia Obrigatória
Noble, I. ; Visual research: an introduction to research methods in graphic design, Bloomsbury, 2016
Berman, D., ; Do Good Design: How Designers Can Change the World, Nancy Aldrich-Ruenzel, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino assentam no desenvolvimento de um projeto investigativo, de modo a ir ao encontro dos objetivos da unidade curricular. Para tal, é desenvolvido um conjunto de exercícios, cujo objectivo é facilitar os processos de aprendizagem dos conteúdos, assim como fazer com que o estudante descubra as qualidades da literacia e perceção visual, enquanto soluciona problemas de comunicação visual.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho de campo |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Total: |
150,00 |
Obtenção de frequência
entregas intercalares (50% ) +projeto final (50%) =100%
Fórmula de cálculo da classificação final
entregas intercalares (50% ) +projeto final (50%) =100%