Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MECC028

Literacia e Comunicação Visual

Código: MECC028     Sigla: LCV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 68 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer a linguagem da comunicação visual, os seus elementos e técnicas. Ser capaz de aplicar a literacia e a

comunicação visual a ideias para projetos, comunicando de forma mais efetiva através de imagens. Reconhecer a literacia visual como a base da aprendizagem e construção atual do conhecimento. Compreender o papel da literacia e da comunicação visual na criação de mensagens de caráter visual.

Entender a literacia visual como a capacidade de compreender o que é apresentado usando signos, símbolos, ícones e cores, no contexto das Ciências da Comuicação

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos procuram desenvolver uma compreensão, quer ao nível prático quer teórico da Literacia e Comunicação Visual. Nesse sentido são abordados os conceitos de Literacia e comunicação visual; os elementos básicos da comunicação visual e a cor; a imagem e a sua relação com o texto e a realidade para que remete. Os assuntos abordados procuram reforçar os conhecimentos ao nível da linguagem gráfica e dos seus elementos, dotando os estudantes de autonomia e ferramentas para refletir sobre as principais funções da literacia e da comunicação visual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Apresentação teórica e expositiva dos conteúdos programáticos, acompanhada de projeção e comentário recorrendo a material audiovisual. Orientação, discussão e análise das propostas de trabalho desenvolvidas pelos estudantes no âmbito temático da disciplina.

Avaliação distribuída sem exame final:

Realização de exercícios sobre Literacia e Comunicação Visual, e de um projeto final com entregas intercalares (50% + 50%=100%) em grupo, com o objetivo de criar pequenas comunidades de aprendizagem que interajam e partilhem as suas competências principais.

Bibliografia Obrigatória

Noble, I. ; Visual research: an introduction to research methods in graphic design, Bloomsbury, 2016
Berman, D., ; Do Good Design: How Designers Can Change the World, Nancy Aldrich-Ruenzel, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino assentam no desenvolvimento de um projeto investigativo, de modo a ir ao encontro dos objetivos da unidade curricular. Para tal, é desenvolvido um conjunto de exercícios, cujo objectivo é facilitar os processos de aprendizagem dos conteúdos, assim como fazer com que o estudante descubra as qualidades da literacia e perceção visual, enquanto soluciona problemas de comunicação visual.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho de investigação 30,00
Elaboração de projeto 50,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

entregas intercalares (50% ) +projeto final (50%) =100%

Fórmula de cálculo da classificação final

entregas intercalares (50% ) +projeto final (50%) =100%
Recomendar Página Voltar ao Topo